Westworld: Journey Into Night

Fala Galera do Weekcast, Sou eu, o Bigode.

Vocês sabem que eu pago muito pau para os Irmãos Nolan e a Revolução Francesa. Então devido a este fato, resolvi escrever um texto sobre Westworld \W/. Ocorre que eu não vou falar da série ou de todas as suas teorias. Este texto vai focar apenas em uma passagem do primeiro episódio da segunda 
temporada, Journey Into Night.






Em um certo momento do episódio, William/MIB, acaba encontrando a versão anfitriã do jovem Ford (presente dado por Arnold). E eles começam um diálogo deveras interessante.

Jovem Ford - Você está perdido?
William/ MIB - Não, eu acho que não.
William/ MIB - Na verdade, sinto que acabei de chegar.
Jovem Ford  - Como assim, William?




Neste primeira parte do diálogo, fica claro que para William/MIB o Park mudou, tornou-se algo novo, por isso ele diz que se sente como tivesse acabado de chegar. Visto que agora os anfitriões podem realmente revidar do jeito que ele queria. Um fato interessante nesta cena é quando o Jovem Ford, chama William por seu nome. Posso estar enganado, mas acho que é neste momento que ele descobre que a criança é o Ford. 

Acredito que apenas o Ford, Dolores e talvez o Lawrence chamem ele de William, os outros devem chamar ele de Bill, para mostrar aquela intimidade/aproximação. Ocorre que ele não gosta de ser chamado de Bill/Billy, como vimos na primeira temporada quando Logan chamava ele assim. Acaba que na verdade quem chama ele de William é quem tem a verdadeira intimidade com ele. 

Vamos avançar

William/ MIB - Os ricos são reais agora.
William/ MIB - Consequências reais.
Jovem Ford - A pergunta para você é: E depois? Conseguiu o que queria
William/ MIB - Loucura da minha espécie. Sempre estamos desejando mais.
Jovem Ford - O que sempre apreciei em você. Nunca dormiu sobre seus louros.




Nesta segunda parte do diálogo temos mais coisas interessantes.

William deixa claro que as consequências do que ele faz no Park agora são reais, não seguem um roteiro, o que você faz agora gera consequências e essas consequências, podem fazer você perder a vida. Situação que talvez não corra mais no mundo real, Motivo pelo qual, talvez ele tanto quisesse essa resposta dos anfitriões.

A parte interessante  vem em seguida quando o Jovem Ford pergunta para ele "A pergunta para você é: E depois? Conseguiu o que queria?". William, responde: " Loucura da minha espécie. Sempre estamos desejando mais.". E neste ponto o Jovem Ford fala uma coisa interessante, que pode remeter ao William de fora do Park. Ele diz que o que sempre apreciou nele foi que ele nunca dormiu sobre os louros dele.




Será que o William fora do Park, era o William do inicio da temporada, aquele que se preocupava com as pessoas e com o mundo em sua volta? Elementos para acreditar nisso nós temos, visto que em um episódio da primeira temporada, quando ele está em um acampamento, um visitante vai agradecer Will por ter ajudado sua irmã que estava doente. Temos também sua esposa que não acreditava no que ele se tonava quando entrava no Park.

Vamos avançar

Jovem Ford - Conseguiu chegar ao centro do labirinto do Arnold.
Jovem Ford - Mas agora você está no meu jogo. Neste jogo, você deve voltar.
Jovem Ford - Neste jogo, deve encontra "A Porta". Parabéns William. Este jogo é para você
Jovem Ford - O Jogo começa onde você termina. E termina onde você começou
William/MIB - Mesmo agora, você ainda fala em códigos?
Jovem Ford - Tudo é código aqui, William. Sabe disso melhor que ninguém.
Jovem Ford - Não se preocupe. O jogo  vai encontrar você. 
William/MIB - Então acho que não preciso mais de você, Robert. 




No final o William atira no rosto do jovem Ford, assim matando o pequeno  robô. 

O grande finale é a revelação de um novo jogo e um novo mistério. O jogo do labirinto, foi criado por Arnold, para os anfitriões, ocorre que William decidiu jogar este jogo também. Agora, Ford deixou para ele um jogo e um enigma. A missão de William, é achar "A Porta". Ocorre que no final do dialogo, jovem Ford fala: Não se preocupe. O jogo vai encontrar você.  A pergunta que fica é os acontecimentos ainda são controlados pelo Ford, visto que William tem que achar "A Porta" , será, que  o Ford vai se certificar que ele a ache? 

Outro ponto maravilho é o jogo de palavras, que é um pista. 

" The game begins where you end, ends where you began" 

" O jogo começa onde você termina, e termina onde você começou" 



Se analisarmos a dica do Jovem Ford de maneira simples, sem teorias ABSURDAS, poderíamos interpretar esse jogo de palavras da seguinte maneira 

" O jogo começa onde você termina" realizamos a pergunta. Onde termina o Jogo? a resposta seria: Saindo do Park, entrado no o mundo real.

"E termina onde você começou" realizamos a pergunta. Onde o jogo começa? Entrando no Park, saindo do mundo real. 

Talvez a resposta que o William necessita, esteja fora do Park, em algum lugar do mundo "real" Afinal de contas, é necessário informar as pessoas do lado de fora que temos uma nova especie de "humanos" e que eles querem fazer parte do mundo. Afinal de contas, por mais que eles estejam livres, no sentido de tomarem suas próprias decisões, ele continuam presos no mundo do Park.  
a outra opção seria



"O jogo começa onde você termina, e termina onde você começou" 

Pode ser em relação ao primeiro encontro do William com a Dolores em Sweetwater, afinal de contas, o jogo começa ali para eles. talvez ainda teremos um encontro entre os dois. Vide que o William, termina o "jogo", quando descobre que a Dolores segue uma narrativa. 
Quando ele volta para a cidade (Sweetwater) e vê ela fazendo a mesma coisa que fez com ele com outro cara. (o lance da lata cair e alguém ajudar ela a pegar). Neste momento, William percebe que aquele mundo é um Simulacro. 


Bem, seguindo a lógica da minha teoria, acredito que o William vai ter 3 linhas temporais.

*William do passado na época da abertura do park



*William lutando no park para encontrar A Porta do jogo do Ford

*E não muito distante da  linha da Porta, ele já fora do Park realizando o resto do jogo e voltando para o Park. Afinal de contas, o jogo termina onde ele começa, que é no park.
talvez essa linha temporal nem acabe nesta temporada, visto que temos mais 3 pela frente. 
Bem, é isso pessoal, espero que tenham gostando do texto e da teoria maluca que eu bolei. Aproveitem e comentem o que acharam e deem suas opiniões na área de comentários. Agradeço a paciência e desculpem pelo texto longo. Gostando desta teoria? compartilhem com os amigos e divulguem o link.

Westworld \W/, todo domingo às 22:00 na HBO e na HBO GO ou no Torrent boladão próximo de vocês