Cobra Kai


Acaba de ser lançada a primeira temporada de "Cobra Kai", seriado derivado de "Karatê Kid: A Hora da Verdade". Sua história se passa 34 anos após o famoso "Golpe da Garça", com o qual Daniel Larusso derrotou Johnny Lawrence para se consagrar campeão do torneiro de caratê de All Valley.

A série mostra que Daniel "San" virou dono de uma concessionária e que explora a própria imagem para fazer diversos anúncios publicitário da sua empresa, sendo dessa forma onipresente na mídia local e um grande figurão da comunidade.

Por sua vez, Johnny se encontra "decadente", trabalha como zelador fazendo manutenção em mansões da região e mora numa pequena habitação de baixo custo. Ou seja, mesma profissão do Senhor Miyagi e em uma residência parecida com a qual Daniel morava com sua mãe no filme de 1984.

Numa noite, no pátio de uma loja de conveniência, Johnny acaba ajudando seu novo vizinho Miguel, que sofria forte bullying e agressões de colegas de escola, dando uma surra neles valendo-se de suas antigas habilidades na arte marcial.

A partir daí, o previsível, ele acaba aceitando ensina caratê ao jovem vizinho e empreende em um novo negócio: a academia Cobra Kai. Miguel estuda na mesma escola que a filha do Larusso e por aí vai...

Assim, ao reapresentar os personagens, o seriado acaba fazendo de modo que inverte os papéis do filme, uma vez que aqui a abertura da academia é a "concessionária" de carros antigos do Sr. Miyagi que o Daniel ajudou a reformar, enquanto aprendia caratê com trabalhos manuais.

Contudo, o fator mais interessante dos primeiros episódios é o choque de gerações que a série apresenta ao trazer personagens da década de 80 para o momento atual e sem uma vilanização maniqueísta de Johnny. Agora, é ele quem vai ajudar os outsiders da escola, bem como Larusso foi ajudado há 34 anos atrás. Contudo, ele faz ao seu próprio modo, longe de qualquer sem sabedoria oriental.

Em diferentes momentos, tanto Daniel quanto Johnny perguntam para personagens mais jovens, "de onde seus pais são ?"; e ambos respondem que são naturais de algum outro estado americano.

Não estamos mais no tempo que só de olhar pela aparência deduziríamos que o Sr. Miyagi é um imigrante e o Daniel Larusso um filho de (imigrante).

Hoje há uma pluralidade de arquétipos muito maior, principalmente evidenciada pela multietnicidade do elenco adolescente na escola.

Contudo, esse mesmo núcleo soa um tanto que caricato, um pastiche de "Meninas Malvadas" onde a filha do Daniel Larusso faz as vezes de Lindsay Lohan e a colega mais popular é um cosplay de Regina (Rachel McAdams).

Dessa forma,  apesar de ser um revival de um clássico da Sessão da Tarde, a série consegue ser muito diferenciada de toda essa onda nostálgica oitentista. Ela não apela para a nostalgia e, principalmente, não tenta criar uma experiência "Anos 80" para o expectador. E mesmo assim consegue transmitir a mesma vibe que o filme tinha.

"Cobra Kai" é produzida pelo Youtube Red, serviço de streaming por assinatura ainda não presente no Brasil. Contudo os dois primeiros episódios estão liberados no Youtube, e os restantes estão disponíveis pelo serviço de locação que a plataforma mantém para filmes ao custo de R$ 3,90, cada um (R$ 31,20 no total, para os outros oito episódio da temporada).

Confira os dois primeiros episódios: