“Não Coloquem Política no Meu Entretenimento”



Há um coreto dos descontentes, que anda reclamando sobre a mistura de política e questões sociais com entretenimento, seja em filmes, séries ou HQs. Muitos Nerds não querem ver as suas obras tão amadas envolvidas com esses temas. 

A pergunta que fica é: eles estão certos?

Evidentemente que não, e eu vou tentar explicar neste texto o porquê.

Uma coisa engraçada nessa reclamação é que a maioria dos Nerds idolatram produções que em seu cerne possuem premissas políticas e/ou sociais. Parecem esquecer que suas obras prediletas são recheadas desses temas. Star Wars, Star Trek, V de vingança e X-men, são ótimos exemplos disso.


O que acaba causando surpresa é que muitos Nerds da velha guarda, cresceram consumido esses clássicos da cultura pop, que já continham em sua gênese os assuntos que hoje são "censurados" por eles. Tal critica acaba sendo descabida e apenas mostra que essas pessoas ignoraram a mensagem contida nas histórias.


Uma exemplo disso é a entrevista sobre o personagem Juiz Dreed, criado para ser uma sátira fascista, da Primeira Ministra inglesa Margaret Tatcher. Que segundo o entrevistado. “quanto mais fascista nós o tornávamos... Mais os leitores amavam o personagem”


Uma coisa importante a ser ressaltada, é que esses Nerds não são os únicos culpados. A indústria também tem sua parcela de culpa. Por mais que a Mídia apresentasse algum material politizado, a maior parte das histórias eram protagonizadas por personagens homens brancos. E os assuntos só eram abordados, por que, excepcionalmente, o tema ganhava destaque no mundo real.


As coisas estão mudando e precisamos que a indústria faça o mesmo, entretanto não apenas para lucrar. Tem que mudar porque o mundo está em transformação e todos têm que se adaptarem aos novos ventos. 



Escutem o Weekcast