O Mundo Secreto de Alex Mack | Você se Lembra?


Uma das coisas mais interessantes de escrever a coluna "Você se Lembra?" é que diversas vezes me lembro do conteúdo apresentando, porém não necessariamente de maiores detalhes. Isso ocorreu ao escrever este post.

"O Mundo Secreto de Alex Mack" é uma série de tv protagonizada pela atriz Larisa Oleynik, onde acompanhamos a história de Alexandra "Alex" Mack, uma adolescente que mora com sua família na cidade de Paradise Valley, Arizona.

Alex desenvolve superpoderes após se envolver em um acidente com um caminhão que carregava um produto químico ultrassecreto chamado GC-161.

A substância lhe proporcionou habilidades como se transformar em um metal liquido, disparar eletricidade com os dedos, telecinese e de brilhar o corpo quando fica nervosa. 

Com medo que descubram sua condição, ela divide seu segredo apenas com sua irmã Anne (Meridith Bispo) e seu melhor amigo Ray (Darris Amor).

O programa foi originalmente exibido nos EUA pelo canal Nickelodeon entre 1994 e 1998, substituindo o sucesso "Clarissa Sabe Tudo" que era protagonizado por Melissa Joan Hart (que mais tarde fez "Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira").

Aqui no Brasil a série passou no falecido canal Fox Kids. Infelizmente não lembro se foi exibida as quatro temporadas da série. 

Nos EUA, também fora laçada uma série de livros que tinham aventuras inéditas.


Quando a Fox Kids chegou ao Brasil, trouxe muitas séries americanas produzidas nos anos 1990. Então, mesmo não sendo atrações tão novas, muita coisa era novidade por aqui, inclusive "Alex Mack".

Do pouco que eu me lembro, depois do acidente no episódio piloto, os demais capítulos eram focados em Alex tentando achar um jeito de voltar ao normal, enquanto protege sua identidade da vilã Danielle Atron (Louan Gideon), presidente da Indústria Química de Paradise Valley, desenvolvedora do composto GC-161.

Um das coisas mais interessantes era que Alex fugia do estereotipo das adolescentes colegiais que protagonizavam esse tipo de série na época.

Ela era do tipo "tomboy", andava de skate e curtia coisas de menino, o que fazia com que fosse excluída dos grupos das meninas dentro do "padrão" no colégio e pertencesse aos "freaks".

Portanto, apesar de lembrar pouco de "O Mundo Secreto de Alex Mack" minha impressão era que se trata-va de programa legal. Acredito que tenho ele reforçado na minha memoria, pelo fato de que a atriz Larisa Oleynik esteja nosfilmes "10 Coisas que Eu Odeio em Você" e "100 Garotas", que marcara mais a minha adolescência.

P.s. 1: se você assistir alguma da série antiga do tipo, poderá encontrar atores mais famosos em início de carreira, como Jessica Alba aparecendo no episódio "Bad Girl" (S03E05), por exemplo.


P.s. 2: achei um episódio disponibilizado no youtube: