Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda | Crítica

"Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda" é uma cinebiografia de Ferruccio Lamborghini, um industrial italiano conhecido por ter fundado a marca de automóveis esportivos de luxo Lamborghini.

Dividida em três capítulos, a trama começa com Ferruccio (Romano Reggiani) retornando do serviço militar após o término da Segunda Guerra. Oriundo de uma família de agricultores e com conhecimentos de mecânica aprimorados nas forças armadas, ele busca viabilizar seu projeto: "Carioca", um pequeno trator de baixo custo que reaproveitava como sucata os veículos militares que sobraram do conflito.

Depois, o filme avança para os Anos 1960, quando Ferruccio (agora vivido por Frank Grillo), já estabelecido como um empresário bem-sucedido, decide entrar no mercado de carros esportivos, competindo com outras marcas, como a que carrega o nome de Enzo Ferrari (Gabriel Byrne).

Por fim, o longa termina quando Ferruccio vende suas indústrias em meio às crises econômicas na década de 1970 e passa a se dedicar à sua vinícola.

"Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda" é uma produção modesta, tipicamente destinada a ser lançada em vídeo doméstico, como é o caso. Até há uma boa e cuidadosa representação de época, mas suas limitações ficam evidentes no que não é mostrado na tela. Tudo parece ser economicamente abreviado, principalmente o ato final.

A trama cria uma expectativa para um clímax aparentemente óbvio: o icônico modelo Miura. O filme até antecipa sua existência, mostrando Ferruccio aficionado com a iconografia da raça dos ferozes touros e a escolhendo como emblema para seus carros.

Contudo, a história se encerra apenas com a confecção do primeiro modelo da marca. O aclamado Miura, que seria lançado pouco tempo depois e que efetivamente eclipsou a Ferrari, é mostrado apenas em um curto epílogo do filme.

Parece que a intenção era seguir o estilo de "Ford vs Ferrari", não na parte esportiva de uma corrida de automobilismo, mas no que se refere ao desenvolvimento do Ford GT40 como elemento-chave para aquela história, uma vez que esse foi o carro que acabou com a hegemonia da Ferrari nas 24 Horas de Le Mans de 1966.

Além disso, não há um grande aprofundamento na figura de Ferruccio. Apenas em duas ou três cenas de maneira bastante histriônica é enfatizado que ele é um marido infiel e um pai ausente, mas isso é dito, não mostrado. Como um troco moral, o personagem acaba como um avarento solitário em seu retiro no final da vida.

Também é importante ressaltar que se trata de uma produção majoritariamente italiana falada em inglês, o que leva a atuações mecânicas pelos atores italianos e também pelo protagonista Frank Grillo ao tentar se passar por alguém dessa nacionalidade.

Portanto, "Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda" é um filme resumido devido à falta de recursos para ir além. Assim, em alguns momentos, parece mais uma propaganda da Bauducco que retrata o trabalhador italiano colocando a mão na massa em sua produção artesanal para destacar o caráter tradicional na origem de algo que se tornou uma grande indústria. Ficando mesmo nessa superficialidade.

"Lamborghini: O Homem Por Trás da Lenda" está em exibição no Adrenalina Pura.