Discordianismo ou Como Encontrei a Deusa e o Que Fiz

Resultado de imagem para éris

Olá pessoal, eu sou o Zé Andarilho e farei parte do blog a partir de hoje, fazendo textos e posts baseado  ̶e̶m̶ ̶p̶o̶r̶r̶a̶ ̶n̶e̶n̶h̶u̶m̶a̶ no meu amplo conhecimento, experiencia pessoal, cinismo filosofico e delirios metafisicos. Hoje eu quero falar de algumas coisas interessantes. Esse post é muito longo e pode causar cegueira, alucinações, fadiga mental, peste, herpes, cancer e ebola. Divirtam se.

Nos ultimos meses estive lendo sobre algumas coisas , até pra me distrair do caos raivoso e incoerente de mentiras que são as redes sociais e a internet brasileira. E numa das minhas andanças pela internet tropecei em algo que já tinha encontrado antes e que sempre me atraiu: o Discordianismo.
  
Todo mundo tem certeza de tudo hoje em dia. Todos estão certos. Ninguem está errado ou em duvida de nada, e isso é uma merda. Pra lutar contra toda essa onda de certeza irritante e sem motivo, há o Discordianismo. 
   
Eu gosto muito do discordianismo , apesar de não entender completamente todos os detalhes e conceitos dele. Segundo uma das definições, é "uma piada disfarçada de religião disfarçada de piada disfarçada de religião disfarçada...", mistura filosofia, religião greco-romana, budismo e outras coisas. Não é completamente uma religião de piada como a igreja do monstro espaguete voador ou o gokuismo mas tambem não é completamente zuera. Tem influencias de muitas coisas. Mas nada é uma regra imutavel no discordianismo, o caos é o que mais se aproxima de uma regra.
  
Discordianismo, erisianismo, ou qualquer outro nome que você quiser chamar, é a “crença” em Éris, a Deusa da Discórdia e do Caos.
  
Os criadores do discordianismo foram Gregory Hill, também conhecido como Malaclypse the younger ( autor do principal livro, o Principia Discordia) e Kerry Wendell Thornley, ou Omar Khayyam Ravenhurst ou ainda Ho Chi Zen, depois de uma sequencia de alucinações coletivas numa pista de boliche
  
Os discordianos que seguem o erisianismo, usam Éris, a deusa grega do caos e da discórdia, como divindade. A palavra caos irá aparecer muitas vezes no material discordiano. Sobre tal é digno de nota, que para um discordiano, caos não é antônimo de ordem. Para eles, o caos é a natureza da realidade. O antônimo de ordem é a desordem. Eles apenas querem conscientizar a sociedade moderna que busca a ordem em tudo, de que vivemos em um Universo caótico e que não existe essa coisa que chamamos verdade.
               Resultado de imagem para caos

Os discordianos buscam, até onde eu entendo, meio que derrubar ou no minimo colocar em duvida dogmas e coisas que as pessoas não contestam na sociedade. O proprio discordianismo incentiva os membros a fazerem as proprias interpretaçoes dos ensinamentos e criarem dissidencias, e usam o humor como forma de evitar que a "religião" se torne dogmatica. 

Uma ferramenta dos discordianos se chama "operação mindfuck" e consiste em uma ampla campanha decentralizada de desobediencia civil, ativismo politico, arte performatica, piadas praticas, vandalismo, magia do caos e outras coisas com o objetivo de trazer mudança social e um pensamento critico as pessoas. É claro que outros definiriam de outra forma, mas a ideia é essa. Discursos absurdos, frases sem sentido, atitudes aparentemente incoerentes ,e tudo proposital, só pra te fazer parar por um momento e pensar.

                                     Resultado de imagem para éris

A Maçã da discórdia, ou a doutrina da esnobada original:

"Parece que Zeus estava preparando um banquete de casamento para Peleus e Thetis e não queria convidar Éris por causa de sua reputação como encrenqueira.

Isso deixou Éris pê da vida, e então Ela fez uma maçã de ouro puro e escreveu na mesma KALLISTI (“Para A Mais Bela”) e no dia da festa Ela a rolou para dentro da sala do banquete então saiu para ficar só e comer prazeirosamente um cachorro quente.

Então, três das deusas convidadas, Atenas, Hera e Afrodite, clamou imediatamente, em separado, que a maçã pertencia a ela por causa da inscrição. E elas começaram a brigar, e começaram a se empurrar por todo o lugar e por cima de tudo.

Finalmente Zeus acalmou as coisas e declarou que um árbitro precisava ser escolhido, o que era uma sugestão razoável, e todas concordaram. Ele mandou então a um pastor de Tróia, cujo nome era Páris porque sua mãe tinha um monte de atrativos e tinha se casado com um Francês; mas cada uma das manhosas deusas tentou ser mais esperta que as outras indo falar antes com Páris e lhe oferecendo um suborno.

Atenas lhe ofereceu Vitórias Heróicas em Guerra, Hera lhe ofereceu uma Enorme Fortuna, e Afrodite lhe ofereceu a Mulher Mais Bela da Terra. Sendo um cara jovem de Tróia, Páris de pronto aceitou o suborno de Afrodite, e ela ganhou a maçã, e ele ganhou uma bomba.

Como ela havia prometido, ela manipulou os acontecimentos terrestres de forma que Páris pudesse ter Helena (a Helena), que então vivia com seu marido Menelaus, Rei de Esparta. De qualquer forma,
todos sabem que se seguiu a Guerra de Tróia, quando Esparta quis a sua rainha de volta e que diz-se que a Guerra de Tróia foi A Primeira Guerra entre os homens.

E por isso nós sofremos por causa da Esnobada Original. E por isso um Discordiano Não deve comer Pãezinhos de Cachorro Quente.

Você acredita nisso?

Extraído do PRINCIPIA DISCORDIA"

Eu dificilmente tenho o conhecimento suficiente pra descrever algo tão elaborado e naturalmente dificil de classificar como o discordianismo, mas se voce gostou vá atrás, dá pra achar o principia discórdia na internet traduzido, e é uma das leituras mais engraçadas que voce algum dia vai ler.

O Discordianismo não se resume a essas coisas, é uma religião/filosofia/qualquer porra muito complexa, ou pode ser muito simples, se a pessoa conseguir ler o significado das pontas dos cadarços de sapato verdes fabricadas em marte na epoca da grande depressão, mas só as terças do solsticio de inverno, quando o mar toca o céu, como diria o cavalo verde do rei da espanha, que se fantasia de bicicleta pra correr sem restrições.

A DEUSA PREVALECE
                                  
Agradeço ao blog do Timoteo Pinto que serviu de inspiração e referencias a este post. Muitas informações sobre discordianismo lá, recomendo. Agradeço tambem ao blog O Discordianismo pelo trecho da maçã da discórdia.
 
Um guia sobre operação mindfuck do site da Penumbra Livros com sugestões , recomendo tambem. A penumbra publicou o principia discordia em português , então você pode encontrar lá.

Inté