5 Ótimos Livros do Genero Dark Fantasy


Gênero literário que vem crescendo bastante nos últimos tempos, o dark fantasy sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos. Esse tipo de romance é prato cheio para quem gosta de histórias mais adultas, que exploram violência, sexualidade e temas profundos. Neste contexto, separei cinco livros que talvez você ainda não conheça, mas que pode gostar.

1- Trilogia "A Mão Esquerda de Deus"

Autor: Paul Hoffman.

Livros: "A mão esquerda de deus", "O bater de suas asas" e "As últimas quatro coisas".



Vendido ainda criança para os monges do Santuário do Redentor, Thomas Cale foi submetido a um brutal treinamento para se tornar um assassino letal. Até que um dia empreende fuga para outros países, numa versão meio maluca da Europa Medieval. Conforme avança, ele vai conseguindo seus objetivos, mas talvez a custa de si próprio. 

Com reviravoltas e contra reviravoltas, essa trilogia é excelente, uma ótima pedida para iniciantes. Com sangue, referências históricas e personagens carismáticos, está entre os meus livros preferidos. As tramas, principalmente no final, tem um grande senso de ironia muito bom, com momentos que são muito claramente piscadelas para o leitor. Cheio de piadas internas, vale muito a pena ler.


2- Trilogia "A Primeira Lei"

Autor: Joe Abercrombie.

Livros: "O poder da espada", "Antes da forca" e "O duelo dos reis".



Essa trilogia também está entre as minhas preferidas (claro, o texto é meu né p&#@$). Inicialmente pode parecer meio clichêzenta, mas ela quebra muitos estereótipos do gênero. Tem vários personagens e é difícil falar sem dar spoilers. 

Há muito tempo aconteceu uma tragédia que fez ruir o antigo Império. O mago Bayaz, sobrevivente daquela época (?) reúne um grupo para executar seu plano. Tem várias coisas acontecendo ao mesmo tempo e nem tudo é o que parece. Com personagens carismáticos e um estilo adulto que eu adoro e que falta, apesar do gênero ser pra adultos, mas o modo como o autor Joe Abercronbie usa palavrões e aborda temas pesados de um jeito completamente natural me agrada demais.

O mundo de A Primeira Lei é muito interessante, cheio de histórias (algumas você acha que são pura lenda) e de personagens que revelam uma profundidade impressionante (alguns você vira fã, se identifica e mal pode esperar pra saber o que acontece com eles). Releio os livros de tempos em tempos e não me canso. Recomendado!


3- Trilogia "A Cronica do Matador do Rei"

Autor: Patrick Rothfuss.

Livros: "O nome do vento", "O temor do sábio" e "A música do silêncio".



Essa é pra quem gosta de high fantasy também. Aqui acompanhamos a história de Kvothe, um garoto que tem os pais assassinados e parte em busca de vingança, mas as coisas vão acontecendo em um efeito dominó e ele acaba ganhando fama meio sem querer. 

O nível de poesia, de beleza, de capricho e de cuidado que o autor teve nos detalhes, como as linguás, os povos, o nome das cidades, faz desta com certeza uma das franquias mais bem-feitas do mercado. São poemas, músicas, lendas que soam como algo que você encontraria no mundo real. Eu recomendo muito, você vai me agradecer depois disso.


4 -  Trilogia "Nobres Vigaristas"

Autor: Scott Lynch.

Livros: "As Mentiras de Locke Lamora", "Mares de sangue" e "República de ladrões".



Eu já recomendei essa saga em algum podcast, e vou falar aqui de novo: foi a melhor coisa que eu li do ano passado para cá. Misturando muitos gêneros, desde aventura, fantasia e "filme de roubo", Locke e seu grupo estão roubando a nobreza local de uma espécie de Veneza Medieval, cenário que é um dos pontos fortes da trama.

Mas a vida é uma caixinha de surpresas. Com altas reviravoltas também são livros muito recomendados. E tem gente sendo morta em barris de mijo de cavalo. Tem como isso ser ruim? Claro que não.


5 - Série "Anjo da Noite"

Autor: Brent Weeks.

Livros: "Caminho das Sombras" e "À margem das sombras"



Essa é de um autor meio desconhecido aqui no brasil, Brent Weeks. E trata-se de uma história que me surpreendeu positivamente. A primeira vista pode parecer meio genéricão, meio adolescente demais. Mas pelo contrário, é uma historia muito boa que me lembrou "A Roda do Tempo" em alguns aspectos, principalmente na magia, e "As Cronicas de Gelo e Fogo" em outros. 

Os livros contam a história de Azoth, um menino órfão que acaba sendo treinado por um famoso assassino e acaba sendo infiltrado na nobreza local. Parecido com outros dessa lista, tem temas pesados como estupro e coisas assim, mas é tudo muito bem desenvolvido. 

Os dois primeiros livros foram publicados no Brasil pela Editora Arqueiro, mas ainda há um terceiro (Beyond the Shadowse um prequel (Perfect Shadowlá fora. Absolutamente recomendado.


Então é isso, não quis dar muitos spoilers, porque são todos livros muito bons que tem tudo para entrarem na sua lista de livros favoritos também. Espero que gostem!