5 Ótimos Livros do Genero Dark Fantasy

Resultado de imagem para dark fantasy

Gênero literário que cresceu bastante nos últimos anos, o dark fantasy, ou fantasia sombria em inglês nórdico, é talvez meu gênero literário favorito. Com temáticas mais adultas, violência, sexo, temas pesados, é um gênero excelente. Aqui separei 5 livros que talvez você não conheça, e que pode gostar.

 1- Trilogia A Mão Esquerda de Deus

Resultado de imagem para a mão esquerda de deus

Vendido ainda criança para os monges de um santuário da igreja do redentor enforcado, Thomas Cale é treinado pra ser um assassino fanático de forma brutal até fugir pra outros países, numa versão meio maluca da Europa medieval. Conforme avança, Thomas vai conseguindo seus objetivos, talvez a custa de si próprio. 

Com reviravoltas e contra reviravoltas, essa trilogia é excelente, uma escolha excelente pra iniciantes, com sangue, referencias históricas e personagens carismáticos, está entre meus livros preferidos do gênero. Os livros, principalmente no final, tem um estilo irônico muito bom, tem momentos que são muito claramente piscadas em direção ao leitor, piadas internas, referencias, vale muito a pena ler.

2- Trilogia A Primeira Lei

Imagem relacionada

Essa trilogia também está entre minhas historias preferidas do gênero (claro, o texto é meu né p&#@$). Inicialmente pode parecer meio clichêzenta mas quebra muitos estereótipos do gênero. Tem vários personagens, é difícil falar sem dar spoiler. 

A muito tempo uma tragedia aconteceu e o antigo império ruiu. O mago Bayaz, sobrevivente dessa época(?) reúne alguns personagens pra fazer alguma coisa. Tem varias coisas acontecendo ao mesmo tempo, e muitos personagens. Nem tudo é o que parece, tem personagens muito carismáticos e um estilo adulto que eu adoro e que falta, apesar do gênero em si ser pra adultos, mas o modo como o Joe Abercronbie usa de palavrões e de temas pesados de um jeito completamente natural me agrada demais. 

O mundo de A Primeira Lei é muito interessante, cheio de historia, detalhes, algumas historias você acha que são pura lenda mas acaba que não são, personagens simples revelam uma profundidade impressionante, e você vira fã de alguns, se identifica com eles, mal pode esperar pra saber o que acontece com eles. Releio os livros de tempos em tempos e não me canso. Absolutamente recomendado.

3- Duologia (por enquanto) A Cronica do Matador do Rei

Resultado de imagem para a crônica do matador do rei

Essa é pra quem gosta de high fantasy também. Conta a  historia de kvothe, um garoto que tem os pais assassinados por um grupo de seres que você não sabe o que são, e parte em busca de vingança, mas as coisas vão acontecendo num efeito dominó e ele acaba ganhando fama ampla meio sem querer. 

O nível de poesia aqui, de beleza, de capricho, o cuidado que o autor teve nos detalhes, as linguás, os povos, o nome das cidades, é com certeza uma das franquias mais bem feitas. Poemas , musicas, lendas que parecem algo que você encontraria no mundo real. O terceiro livro, que seria o ultimo, ninguém sabe quando sai, mas mesmo assim eu recomendo muito , você vai me agradecer depois disso.

4 -  Trilogia Nobres Vigaristas

Resultado de imagem para nobres vigaristas

Eu já recomendei essa em algum podcast, e vou falar de novo: a melhor coisa que eu li do ano passado pra cá. Misturando muitos gêneros, desde aventura, fantasia, "filme de roubo", Locke e seu grupo são ladrões e estelionatários, roubando da nobreza local numa cidade parecida com uma Veneza medieval, e isso é um dos vários pontos fortes, você não vê um cenário desse sendo usado com frequência. Mas a vida é uma caixinha de surpresas. Altas reviravoltas também, absolutamente recomendado. E tem gente sendo morta em barris de mijo de cavalo. Tem como ser ruim? claro que não.

5 - Série Anjo da Noite

Resultado de imagem para anjo da noite brent weeks

Essa, de um autor meio desconhecido aqui no brasil, Brent Weeks, é uma historia que me surpreendeu. A primeira vista pode parecer meio genéricão, meio adolescente demais, mas pelo contrario, é uma historia muito boa, me lembrou A Roda do Tempo em alguns aspectos, principalmente na magia, e As cronicas de gelo e fogo  em outros. Conta a historia de Azoth, menino orfão que acaba sendo treinado como assassino por um assassino famoso, meio aos trancos e barrancos, e acaba sendo infiltrado na nobreza local. Parecido com outros dessa lista, tem temas pesados, estupro e coisas assim, mas é tudo muito bem feito. Tem os dois primeiros livros publicados no brasil pela editora arqueiro de 3 livros principais e um prequel. Absolutamente recomendado.

Então é isso, não quis dar muitos spoilers, porque são todos livros muito bons, tem tudo pra entrarem na sua lista de livros favoritos também, como entrou na minha. Espero que gostem.

inté