Os (Verdadeiros) Caça-Fantasmas | Você se Lembra?


Durante os Anos 80 e 90 uma parte significativa das séries animadas na TV americana eram derivadas de filmes populares. Nesta nova coluna vamos tratar de um destes fenômenos: "Os Caça-Fantasmas".

Acredito que isso acontecia porque muitos filmes que tinham como alvo um público mais velho, acabavam fazendo sucesso com as crianças. Indicando, uma demanda para criar animações para a molecada.

Os exemplos que me vem a cabeça nesse sentido são desenhos de "Rambo", "Robocop" e "Loucademia de Polícia". 

Hoje, esses são filmes não recomendados para menores de 14 anos. Mas, em uma época sem classificação etária, passavam cotidianamente nas tardes da TV aberta.


Em 1984 chegava aos cinemas "Os Caça-Fantasmas." Estrelado por Bill Murray, Dan Aykroyd, Harold Ramis, Ernie Hudson e Sigourney Weaver, o filme foi a maior bilheteria do ano nos Estados Unidos.

Até a musica tema de Ray Parker Jr. se transformou em um grande hit.

A história de professores universitários especializados em parapsicologia que se unem para pesquisar mistérios paranormais e acabam se tornando caçadores de fantasmas, foi um verdadeiro estouro popular.


Todo esse enorme sucesso também gerou uma série animada chamada "Os Caça-Fantasmas" (The Real Ghost Busters, 1986-1991), que durou 7 temporadas com 147 episódios. 

Na animação continuamos na companhia da equipe de caças-fantasmas e sua secretária Janine. 

Porén, com a adição de Geleia, um fantasminha verde e bagunceiro que tinha aparecido pontualmente no filme original. 


Posteriormente, o próprio Geleia ganhou um spin-off chamado "Geleia!" (Slimer! And the Real Ghostbusters, 1988-1990), com apenas uma temporada de 33 episódios. 

No Brasil também foi intitulado como "As Aventuras de Geleia". Era uma produção ainda mais infantil, devido ao apelo do mascote.

Ambas as animações foram exibida pela Globo, sendo que nós recebemos a mesma dublagem do filme, sendo assim ainda mais fácil a aceitação do público.


Com uma abordagem mais infantil que o filme original, a produção fez bastante sucesso e teve até uma linha de brinquedos exclusiva, que ia de bonecos às armas de plasma utilizadas pelos personagens. 

Eu mesmo tive um boneco do Egon que ganhei de um amigo.


Além disso, tivemos Geleia participando do curta-metragem "Astros do Desenho Animado Contra as Drogas" (Cartoon All-Stars to the Rescue, 1990), onde personagens de diferentes animações unem forças para convencer um adolescente de que as drogas não são legais.

Sim, ecos da política de guerras contra as drogas dos EUA iniciada por Ronald Reagan.


E, em 1997, tivemos "Os Novos Caça-Fantasmas" (Extreme Ghostbusters) que se propôs a apresentar uma história sete anos após a primeira animação.

Nela, Egon é mentor de uma nova geração de caça-fantasmas. Além dele, também retornam como personagens regulares Janine e Geleia.

Ray, Winston e Venkman só aparecem em um episódio duplo já quase no final da série, reunindo, em fim, a equipe original.

O desenho teve apenas uma temporada com 40 episódios.


Por fim, fica a curiosidade sobre o nome original do desenho, "The Real Ghostbusters" (Os Verdadeiros Caça-Fantasmas, e
m tradução livre).

Mas, por que o prenome "The Real" (Os Verdadeiros)? 

Porque a produtora Filmation (He-Man e She-Ra) já havia registrado nome "Ghostbusters" em razão de sua nova obra que seria lançada na mesma época, "Os Fantasmas".

Esta animação era baseada em um seriado chamado "The Ghost Busters" (Trio Calafrio no Brasil), produzida nos anos 70 com atores reais. 

E quando digo que ambas estrearam na mesma época, isso se deu literalmente com poucos dias de diferença em setembro de 1986.

Por aqui "Os Fantasmas" (Ghostbusters) foi transmitido pelo SBT. E, no final das contas, não foi tão bem sucedido quanto o seu concorrente, tendo apenas uma temporada de 65 episódios.

Para aumentar a confusão, tempos depois, "Os Fantasmas" foi redublado, e desta vez recebendo a alcunha de "Caça-Fantasmas".


A existência das duas animação confundiu muita gente. Mas o fato é que, desde então, apenas os verdadeiros caça-fantasmas permaneceram como uma franquia ativa, que vem entregando novas produções aos fãs.

Afinal de contas, em caso emergência, é para eles que você vai ligar!

Para quem quiser se aventurar em inglês, o canal oficial dos Ghostbusters no YouTube tem vários episódios disponíveis.

Veja as aberturas de "Os Caça-Fantasmas" e "Os Fantasmas":