A Vingança Perfeita, um cult instantâneo

Resultado de imagem para Terminal 2018

Sabem quando o nome da versão brasileira de um filme é uma merda e pode prejudicar sua experiência? Lembra de Train to Busan ou "Invasão Zumbi"? Pois é!

Procurando algo para ver por aí e tropecei nesse filme, que inicialmente eu não fazia ideia do que se tratava, mas quando vi o nome da Margot Robbie eu imediatamente aluguei na “minha plataforma de streaming” preferida. Vendo a sinopse não dá pra adivinhar como é o filme, só diz que é um suspense com a Margot Robbie e que tem dois assassinos com uma missão e encontram a personagem dela em algum momento, mas com uma sinopse assim ninguém conseguiria adivinhar.

 A historia do filme, sem revelar muito, é sobre dois assassinos de aluguel que arrumam um trabalho dado por um cara misterioso que você não sabe quem é, um trabalho que você tambem não sabe qual vai ser inicialmente, e que encontram a personagem da Margot Robbie numa cafeteria, onde ela trabalha de garçonete. Mas nem tudo é o que parece...

Bom, o filme tem um clima noir (se fosse um pouco mais escuro daria pra encaixar como um noir clássico), onde tem um mistério, a mulher fatal, assassinatos e tal... mas o filme tem muito neon, muitas luzes, muito CG (não destoa do estilo no caso) enfim, é um filme muito bonito, com um visual muito impressionante.

Quando se fala em suspense hoje em dia o pessoal mais novo pode associar com filmes de terror, que às vezes alguns classificam como suspense, mas nesse caso é suspense mesmo! Tem a situação, você vai percebendo pistas aos poucos e construindo a história na sua cabeça. Os personagens vão aparecendo e aos poucos, se você não ficar mexendo no celular enquanto assiste como um imbecil, você vai entendendo.

Esse é um daqueles filmes que eu posso enxergar muito fácil sendo classificado como cult em alguns anos ou até esse ano mesmo, porque não é um filme que vai agradar todo mundo, tem diálogos que, parecido com o que o Tarantino faz ou com o que alguns animes fazem, aparentemente não tem motivo algum pra estar ali (e às vezes não tem mesmo).

Eles muitas vezes dão dicas da historia ou ajudam a construir a personalidade do personagem. Tem alguns desses diálogos e eu particularmente gosto muito. Mas tem características muito fortes de cult: o estilo narrativo diferente, o estilo visual muito bonito e uma narrativa às vezes não linear.

Quanto ao nome da versão brasileira, “a vingança perfeita”, em inglês é “o terminal”, que faz muito mais sentido pro filme, que se passa na maior parte em uma estação de trem. olha, sinceramente, eu queria saber quem é que escolhe os títulos dos filmes na versão nacional. É o narrador da sessão da tarde?

Margot Robbie é a grande estrela do filme, a atuação dela de mina meio doidinha que você não sabe se tá fingindo, se é maluca, se tá só zoando, é um dos pontos fortes do filme.

Como eu disse, esse não é um filme que vai agradar todo mundo, e eu não vou dar spoiler aqui, mas acho que é um daqueles filmes que quem gosta ama e quem não gosta acha uma merda. Muito por causa de algumas escolhas de roteiro e do finalzinho (que eu particularmente não gostei) achei meio gratuito. Mas se você gosta de filmes diferentes, filmes que são realmente de mistério, de você pensar:

"Mas que diabo tá acontecendo aqui?"

Filmes com um estilo visual único, um estilo quase noir e atores muito bons (participação do Mike Myers como o gari esquisito da estação) então vale muito a pena ver.

Minha nota é 8,88888888 dízima periódica

Inté