Chernobyl


Acredito, que muitas pessoas já ouviram falar sobre Chernobyl, mas a pergunta que eu faço é: Você conhece a história? Sexta-Feria dia 10 de maio estreia na HBO a minissérie de 5 capítulos CHERNOBYL. 



O ano é 1986 a Guerra Fria está a pleno vapor e cada movimento é calculado para que não se inicie uma guerra nuclear entre EUA e União Soviética,  as duas potencias do pós-guerra. Ocorrer que a ameça nuclear vai surgi de onde menos se espera. Da própria URSS.


Pripyat, hoje pode ser chamada de uma cidade quase fantasma, se não pelos mais de 150 habitantes. Localizada ao centro-norte da Ucrânia (fazia parte do bloco comunista) a cidade era muito bem desenvolvida até o desastre. Hoje com um número reduzido de moradores, e turistas, que precisão de permissão para visitar o local, a cidade vira protagonista da minissérie da HBO. 

Jared Harris (Mad Men) interpreta Valery Legasov 

 Johan Reneck, diretor da série apresenta um primeiro episódio que deixa o telespectador tenso, com raiva e sem saber ao certo o que pode ocorre quando uma explosão de uma usina nuclear acontece. Em uma hora de programa o primeiro episódio misturas eventos e personagens reais com ficção. 

Stellan Skarsgard ( Ninfomânica e Thor) interpreta Boris Sherbina 

Os acontecimentos do primeiro episódio se concentram em apresentar o desastre, alguns dos personagens principais e deixar avisado, que a  tensão e a raiva serão elementos constante na série, visto que a todo momento vemos um Governo que não pensa no povo e permite que o desastre chegue a população. 

Paul Titter  (007 Quantum of Solace e Harry Potter o Enigma do Príncipe) interpreta Anatoly Dyatlov 

O meu único problema com  a série é que ela pode levar o telespectador menos preparado a chegar conclusões erradas a cerca do pensamento comunista, levando como base o que assiste no programa. É fundamental para saber separar atitudes do Estado do pesamento filosófico comunista. Na conjectura que nos encontramos é capaz da minissérie acabar servindo de bandeira contra o comunismo.  

Ainda assim, Chernobyl tem um grande episódio de estreia apresentando sempre a qualidade das série e minisséries da HBO.