Cannon Films e a Evolução dos Filmes de Ação


A Cannon Group Inc foi uma produtora cinematográfica norte-americana que ficou conhecida por filmes de qualidade duvidosa, tanto em roteiro quanto em valor de produção.  Mas mesmo com esses problemas, seus lançamentos viraram verdadeiros "clássicos" do cinema de ação.


Durante os anos 90, muitos dos filmes da Cannon foram sucessos do home vídeo e das sessões vespertinas da TV aberta brasileira. Quem cresceu nessa época, provavelmente deve conhecer o grande astro Michael Dudikoff, da série American Ninja – O Guerreiro Americano, por exemplo. 

A empresa, também foi responsável pelo clássico da Temperatura Máxima, O Grande Dragão Branco, com Jean-Claude Van Damme, entre outros.


Os filmes de ação dos anos 80 e 90 ficaram conhecidos como "filmes de burucutu", devido aos astros serem a personificação do "macho alfa". Com pouquíssimos diálogos, mas com muitos tiros, socos e chutes. 

Essas produções eram caracterizados por apresentarem personagens que perfaziam "o exercito de um homem só". Quem não se lembra de Invasão U.S, com Chuck Norris, onde ele lutava sozinho contra um sem-número de “terroristas” russos que queriam destruir os EUA? Por um bom tempo, esse tipo de "herói" foi a referencia do gênero no cinema. 


Depois, filmes como Duro de Matar marcaram o inicio da mudança de paradigma no gênero de ação. Por mais que ele carregue elementos como o embate de "um contra todos", a história apresenta um personagem mais humano e falível. Além, do arquétipo físico não ser mais do corpo bombadão cheio de músculos.


Depois, outra mudança veio nos anos 2000 com Identidade Bourne, estrelado por Matt Damon. Quando as "cenas mentirosas" que caracterizavam os filmes de ação, como explosões, saltos e capotagens de carro mirabolantes, foram trocadas por um ceticismo realista pós 11 de setembro. 

Essa abordagem foi tão significativa, que influenciou até a franquia 007 e os filmes de super-heróis ditos "sombrios e realistas", como o Batman do Nolan.


Por mais que os filmes atuais sejam superiores aos do passado, sempre haverá uma nostalgia para assistir novamente obras como Braddock e Cobra.