Garoto Nota Dez


 

Em uma época onde ninguém deste lado do oceano sabia quem era James MacAvoy, Rebecca Hall Alice Eve Benedict Cumberbatch, James Corden e Dominic Cooper, estrelava na Inglaterra em 2006 o filme Garoto nota Dez (Starter for 10), baseado no livro homônimo de David Nicholls, conhecido também pelo livro e filme Um Dia.

No filme somos apresentados a Brian Jackson (McAvoy) um jovem que é aficionado por conhecimento. Quando Jackson consegue uma bolsa de estudos para universidade de Bristol, ele ingressa em um grupo local que participa do seu programa favorito de perguntas e respostas chamado Desafio Universitário. No grupo ele conhece Alice Harbinson (Alice Eve) e de cara se apaixona por ela. Por mais que goste de Alice, Jackson combina muito mais com sua nova amiga Rebecca (Rebecca Hall), mas ele nem sequer repara nela.

O que mais me chama atenção em Garoto nota Dez é que ele é a típica comédia romântica inglesa. Seus personagens não são estrelas Teens da CW, sua ambientação não é glamorosa e os seus personagens são muito mais mundanos que nos filmes estadunidenses. 

Por mais que seja um filme de 2006, a história se passa durante 1985, logo somos apresentados ao contexto da época. Brian, mora com sua mãe (Catherine Tate) na cidade de Southend-on-Sea, localizada em Essex, parte norte e costeira da Inglaterra. Por ser uma cidade operaria durante o Governo de Margaret Thatcher, a cidade sofre com a falta de emprego para jovens recém-formados no ensino médio.


Uma coisa interessante a se observa, é que quando Brian conta aos amigos Spence (Dominic Cooper) e Tone (James Corden) que conseguiu uma bolsa na universidade, uma das coisas que os amigos cobram dele é que não vire um esnobe. Tal atitude, para mim, evidencia essa regionalidade de uma cidade operaria, que acaba tento certa rixa com a burguesia, seja ela intelectual ou financeira. O alerta dos amigos pode ser encarado como um aviso para não esquecer sua origem da classe operaria.

Outra coisa marcante no filme que evidencia a época em que ele se passa é sua trilha sonora. Músicas marcantes como da Love My Way, que ganhou destaque no filme Me Chame pelo Seu Nome, a The Cure, Wham!, Tears for Fears entre outras bandas.


O filme não economiza em colocar músicas destas bandas. O que deixa o filme realmente com uma cara oitentista. O que eu acho interessante na trilha sonora é o resgate das músicas e das bandas (lembrando que o filme é de 2006) o que ajuda a exportar o cenário musical Inglês para onde o filme for distribuído.

Um curiosidade sobre o filme é a participação de Benedict Cumberbatch e Mark Gatiss. Quatro anos depois os atores se reuniriam mais uma vez. Agora como irmãos na badalada série Sherlock.

Garoto nota Dez é uma comédia romântica leve, com um ótimo elenco e uma história divertida. Para quem já gosta de filmes britânicos é uma bela pedida.

O filme pode ser encontrado no HBO Max.