Minha experiência com Nintendo Switch

Meu primeiro contato com o "novo console" da Nintendo foi através do seu comercial de lançamento. Uma das coisas mais interessantes da peça publicitária é que ela não vende o console, mas sim a ideia do porquê você precisa ter um Nintendo Switch. Esses tipos de comerciais são os melhores, na minha opinião, simplesmente porque acredito que vender uma ideia em vez do produto funciona muito melhor. Outra empresa que faz isso muito bem é a Apple. Não venda o produto; venda a ideia por trás dele.

Nunca imaginei ter um Nintendo Switch, já que eu já possuo um PS4 e o mesmo sempre supriu minhas necessidades como jogador de nível básico. Contudo, tudo isso mudou depois do anúncio de um jogo.

Em 2019, chegava às lojas o remake de The Legend of Zelda: Link's Awakening. Esse jogo foi o primeiro que joguei da franquia Zelda, lá em 2001, no meu antigo Gameboy Color, na cor verde abacate. Nunca fui um grande jogador de videogames; não cheguei a zerá-lo na época, mas tinha um carinho muito grande pelo jogo, e o trailer me deixou apaixonado.

No final de 2019, consegui comprar o Switch com o Link's Awakening, e a experiência foi incrivelmente divertida. Com o tempo, adquiri alguns jogos, como Mario Tênis, Astral Chain (gráficos que eu gosto bastante), The Legend of Zelda: Breath of the Wild (voltei a jogar recentemente), WWE, e o magnífico Mario Kart, além de aproveitar algumas promoções de jogos online. Mas, por mais que aquele primeiro comercial vendesse uma ideia de como "usar" o console, eu ainda não havia experimentado ou percebido totalmente o quão incrível é o fato do Switch ser um console híbrido.

Com o Nintendo Switch, tudo isso mudou. Agora, você tem um híbrido. Por isso, não precisa interromper seu jogo porque vai sair; você o leva para onde quiser, e eu digo que isso é muito bom. Recentemente, tive que fazer uma viagem de avião e poder levar o Switch comigo no voo foi incrível, pois pude aproveitar o tempo de voo e me distrair um pouco, superando o medo de voar. Foi nesse momento que o comercial veio à mente, e eu percebi que não era como se estivesse levando um portátil antigo da Nintendo; agora, eu tinha um console potente. E não precisava jogar sozinho; se quisesse, poderia compartilhar a experiência com minha esposa. Nesse momento, vivi a ideia que aquele comercial vendia. No entanto, recentemente, tive outra experiência que me fez perceber como gostaria que a Sony transformasse o PS em um híbrido, assim como o Switch.

Recentemente, contraí a Covid (usem máscara e tomem a vacina, seus filhos da mãe), e devido a isso, tive que ficar em isolamento no quarto. O Switch foi um grande companheiro, junto com o Kindle. Por ser um híbrido, como seu conceito já diz, ficou muito mais fácil transportá-lo, mesmo que eu não tenha levado a Dock, o que não foi o meu caso. Não precisei desmontar o console da TV, subir com um pequeno trambolho para o segundo andar da casa e instalá-lo na TV do quarto. A única coisa que precisei fazer foi deitar na cama e curtir meu vício no Fortnite. Essas experiências me fizeram perceber que comprar o híbrido da Nintendo não foi um erro, mas sim uma liberdade, não ficar preso ao sofá.

Ter um Switch é ter essa facilidade, um console que roda jogos atuais e que você pode levar para onde quiser. No entanto, nem tudo são flores. Existem pontos negativos também. Os preços dos jogos e do próprio console aqui no Brasil são um absurdo se comparados com o PS4/PS5 e o Xbox. Outra coisa que pesa bastante é a falta de alguns jogos em mídia física e a ausência de tradução para o português.

Acredito que com o tempo e a internet cada vez melhores, o Xbox Cloud provavelmente proporcionará a mesma experiência, e caso o portátil da Steam, o Steam Deck, dê certo, também. E se esse for o caminho, o que a Sony vai apresentar para nós?

PS: Como tive esse pensamento na finalização do texto, vou deixar aqui mesmo. Lembrei que, por mais que eu adorasse o comercial que a Nintendo tinha encomendado, eu criticava a ideia de como eles vendiam a portabilidade do videogame. Percebi com minhas experiências que o modo portátil fora de casa vai ocorrer dentro das necessidades do usuário, então relaxe e curta sua próxima aventura no Switch, seja lá onde estiver.