Batman (2022)

Depois de dois anos sem ir ao cinema, volto para para assistir o novo filme do homem morcego. "Batman" é um filme dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano, Colin Farrell e Jeffrey Wright.

Este é o décimo filme do personagem, sendo Robert Pattinson o sexto ator a interpreta-lo.

O diretor Matt Reeves consegue entregar um bom filme do herói, mas não apresenta nada de novo. Não existe uma invenção da roda aqui.

O que "Batman" consegue fazer muito bem é apagar a ultima versão personificado por Ben Affleck. De resto, é só trás mais uma encarnação para a franquia continuar gerando dinheiro.

Isso não significa que o filme é ruim, pelo contrario, ele é muito bom!

A fotografia é magnífica e as atuações de Colin Farrell como Pinguim e Paul Dano como Charada são excelentes.

Falando ainda sobre a fotografia, acho interessante o destaque dado a cor vermelha. Por mais que o preto seja uma cor que mais remeta ao personagem,ela não transmite tanto sentimento quanto a cor rubra que tem significados que descrevem melhor a personalidade do vigilante.

O vermelho representa perigo ou cuidado. Quando o Bat-sinal é lançando aos céus, ele deixa realmente um recado para os bandidos. Além disso, é a cor do sangue, representando a dualidade vida e morte. 

Com 3h de duração, o longa não perde tempo reencenando mais uma vez a morte dos pais de Bruce Wayne. Ele vai direto ao ponto nos apresentando um Batman que já atua na cidade há dois anos. 

outrossim, um dos pontos mais interessantes são as narrações em off. Para quem lê quadrinhos, o uso deste recuso sem foi muito bem explorado. 

Outro ponto interessante é a não onipresença do Batman na cidade e como o Bat-sinal acaba sendo justificado neste quesito para além do apleo estético, visto que o herói não pode está em todos os lugares da cidade.

Agora a cereja do bolo é um fato muito interessante da trama.

Em um dado momento, somos informados que Martha Wayne sofria de insanidade. O que abre a possibilidade de Bruce Wayne sofrer de um mal hereditário. 

Achei esse ponto interessante porque ele nos leva a pensar se Bruce, assim como sua mãe se esconde atrás da fortuna e da excentricidade. O que seria um contraponto para o Charada, que não goza de privilégios e acaba em um sanatório. 

Contudo, "Batman" tem um ponto que incomoda. Charada ser um órfão que cresceu em um orfanato financiado pela família Wayne. Parece muito alinhamento do destino. 

Eu entendo que o objetivo de aproximar o herói de seu nêmesis. Mas o privilégio de Bruce é muito discrepante. 

De qualquer forma, "Batman"é um filme para que sentia falta do personagem, bem como para quem está saciado com o sucesso da Marvel nos cinemas. E, claro, também é para quem precisa de toda maneira dizer que o filme é maravilho porque é "sem piadas e maduro".

Nota: 9