Anatomia de uma Queda | Crítica

Em "Anatomia de uma Queda", acompanhamos a investigação e o julgamento de Sandra Voyter (Sandra Hüller), acusada de ter assassinado seu marido Samuel (Samuel Theis). A única testemunha é Daniel (Milo Machado Graner), o filho do casal que tem baixa visão e acaba ficando em conflito com seu testemunho.

O longa se divide em duas partes. A primeira foca na investigação da morte de Samuel. Neste ponto da trama, acompanhamos os trabalhos da polícia, bem como a estratégia que o advogado de defesa vai tomar.

Na segunda parte, após um ano, chegamos ao julgamento de Sandra, quando ela ficará exposta ao júri, ao filho e ao espectador. É nesse momento que começamos de fato a ter dúvidas se ela é culpada ou não pela morte do marido.

"Anatomia de uma Queda" apresenta um enredo simples, mas com grandes atuações e uma belíssima direção. O filme não tem pressa em desenvolver seu roteiro, o que acaba afetando a trama quando ela se encaminha para o final, mas nada que estrague a experiência.

Um dos maiores acertos do filme está em não se reduzir à condenação ou absolvição de Sandra, mas em mostrar como o julgamento é uma peça de um grande quebra-cabeça para revelar a grande fotografia que é a história vivida pelo casal. E se essa peça for analisada separadamente do todo, pode realmente dar falsas impressões.

Em um determinado ponto, é executado o áudio de um diálogo do casal discutindo na cozinha. Quem está presente no tribunal apenas escuta e lê a transcrição, mas o espectador do filme tem uma perspectiva privilegiada do ocorrido, pois em tela é exibida a cena tal como ela ocorreu.

No entanto, quando a discussão se torna um quebra-pau, esse privilégio acaba. Voltamos ao tribunal com todos ouvindo a gravação conforme ela é apresentada na corte de justiça. E assim como todos no local, temos que usar a imaginação para preencher o que teria ocorrido por completo.

São detalhes como esses que tornam "Anatomia de uma Queda" um grande filme. São decisões como essas na direção de Justine Triet, aliadas à performance dos atores, que tornam este longa espetacular.

Nota: 8

Com cinco indicações no Oscar 2024, incluindo melhor filme, "Anatomia de uma Queda" estreia quinta-feira, dia 25 de janeiro nos cinemas