J-Core Open Processor, o processador do Sega Saturn agora é livre


Está em desenvolvimento já faz um tempo um processador de uso geral baseado na arquitetura SuperH usada nos processadores do Sega Saturn e Sega 32x. Mas e aí, o que é isso?

No inicio dos anos 90 a Hitachi, em parceria com a Mitsubishi, desenvolveu a arquitetura SuperH para suceder sua arquitetura anterior, a H8. A arquitetura SuperH é basicamente uma arquitetura RISC, como os processadores da Quallcomm hoje em dia.

Os SuperH 1 e 2 foram usados nos videogames Sega Saturn e Sega 32x. Entre 1994 e 1996 a Hitachi vendeu 35 milhões de unidades de processadores com essa arquitetura. Em 1998 a Hitachi desenvolveu o SH-4 para o Dreamcast. O desenvolvimento do SuperH continua ainda hoje com a patente pertencendo a uma subsidiaria da Hitachi e da Mitsubishi.

Pois bem, o que aconteceu foi que a patente do SH2 venceu, e agora as instruções daquele processador são livres, e entre 2014 e 2015 foi apresentado na LinuxCon do Japão uma reimplementação daquela arquitetura, chamada de J-core, livre sob a licença BSD.

No site dos desenvolvedores dá pra você encontrar informações sobre o projeto, instruções de como ter sua própria versão do sistema com a implementação do projeto em plaquinhas parecidas com aquelas do raspberry pi ou arduíno. 

Teoricamente dá pra você ter seu próprio sistema com a implementação, instalar linux e se divertir. Não tenho ideia dos detalhes técnicos do projeto, se é fácil ou difícil de fazer, mas pelo que eu pude pesquisar não deve ser muito mais difícil que brincar com um raspberry pi da vida.

Resultado de imagem para sega saturn

É algo inesperado e interessante pensar que os caras estão dando vida nova a uma arquitetura de quase 30 anos . Faz sentido se você pensar que é mais fácil trabalhar com algo que alguém já fez do que criar algo novo, mas isso só na teoria, porque eu não tenho ideia de quais são os desafios de você pegar um processador ou só as  instruções de um processador e modificar, melhorar, adaptar pra um uso atual.

Mas a arquitetura RISC é tendencia até hoje nos dispositivos móveis e nos dispositivos embarcados, internet das coisas parece ser o alvo do projeto.

Isso é também uma das coisas maravilhosas no mundo livre, você poder pegar um código, um projeto ou mesmo uma arquitetura e fazer o que quiser com ela.

Não sei que uso pratico esse projeto vai ter, mas é no minimo algo interessante. O processador do Sega Saturn e do Sega 32x vivo ainda hoje em 2018. Espero que as coisas deem certo com o projeto.

inté