Jarro de Vidro - Divagação: Um Governo Mais Eficiente?


Uma divagação sobre um hipotetico governo melhor(?) ou pior(?).

Lendo ficção cientifica e fantasia desde criança e até mais velho, comecei a pensar : será que um dia nós chegaríamos em um ponto em que nós teríamos uma sociedade limpa, perfeita, com ampla tecnologia, felicidade, com um governo que administraria planetas e sistemas estelares a milhares de anos luz? será que pra chegar a esse ponto, alem de melhorar e evoluir a sociedade como um todo, nós não precisaríamos de um sistema de governo melhor? mas que sistema? o que mudar? como mudar?

Quando eu imagino o governo do futuro, é difícil imaginar um governo com um presidente, uma democracia representativa como nós conhecemos, dando certo. Eu sempre imaginei um governo, primeiro, completamente baseado em concursos, cargos não só o gari da rua mas do executivo, legislativo e judiciário completamente compostos por gente que fez prova e passou. Um governador não estaria lá porque é o menos pior, mas porque é o mais capacitado. Mesma coisa os juizes e grandes nomes aí, que decidem se leis valem ou não. E com mandatos de 2 anos pra todo mundo, inclusive pra juízes. Gente que envelhece e fica caduco no cargo seria coisa do passado.

Como autoridade mais alta eu imagino um conselho de lideres de cada ramo, cada um eleito entre os que concluíram o concurso publico, com mandato de 2 anos também. Um líder do Judiciário, um líder do Executivo, um líder do Legislativo e um que viria de alguém do povo, que seria eleito por voto pra estar lá, com poder de veto. Talvez um presidente eleito pra ser o líder de estado, mas como figura cerimonial, com poder de veto mas sem poder real. Esse conselho tomaria decisões por votação, assim como os membros do legislativo.
 Resultado de imagem para democracia direta

Mas eu não sei se um governo assim seria lá muito bom. Seria eficiente, mas não sei se seria lá muito democrático.

Outra ideia seria algo meio como a Suíça ou San marino, fazer votação pra tudo e ter um governo menor, mais descentralizado, mas não sei o quanto isso seria pratico no brasil. O brasil é grande demais.

Se for pra partir pro imaginário tem as coisas como o multivac, computador do isaac asimov nos contos dele, que num certo momento decidia as eleições apenas com uma pessoa aleatória indo votar.  

O multivac decidia seu emprego, novas leis, respondia todas as perguntas menos uma.

Esse tipo de sociedade tecnocrática é algo que a sociedade humana nunca aceitaria, pelo menos num futuro próximo. As pessoas querem ter a ilusão de que decidem a própria vida.

Será que as pessoas DEVEM se envolver na politica?  todas as pessoas? obrigatoriamente? será que deixar a politica só pra quem é fanático ou mega engajado não é uma forma de alienação de coisas que decidem a sua vida? será que privar o cidadão de não se envolver seria democrático? Será que o povo sabe o que é melhor pra si mesmo? alguém deveria tomar decisões que afetam a vida dos outros? quem? ninguém?
Não sei.

Não tenho respostas. Não sei como o governo do futuro será. O que eu sei é que nós temos que evoluir muito como nação e como especie pra poder chegar a um futuro brilhante alem das estrelas. Só nós mesmos nos separamos do que nós podemos ser. Multivac me disse.

inté