La Chimera | Crítica

    

 


    A Quimera é uma criatura mitológica híbrida, composta de diferentes partes de animais, como um leão, cabra e dragão. O ser mitológico acabou associado à busca pelo impossível e ao imaginário. É neste contexto que a diretora e roteirista Alice Rohreacher apresenta seu longa "La Chimera", que estreia hoje, dia 25 de abril, nos cinemas brasileiros.


    Arthur (Josh O'Connor) é um homem com um dom peculiar: ele consegue pressentir locais onde estão relíquias antigas. Desta forma, utiliza seu dom para saquear tumbas da era etrusca para vender no mercado negro.

     Rohreacher apresenta um roteiro totalmente simbólico, cheio de paralelos duais construídos para seu personagem principal. Arthur é um homem do passado, seja pela sua profissão ou pelo amor de Beniamina, que não consegue esquecer. Mas o passado, que de certa forma lhe fornece uma certa felicidade, atrapalha seu presente, uma vez que a qualquer momento pode ser preso novamente e não consegue se relacionar com Itália (Carol Duarte), mulher por quem começa a criar um certo afeto.

    Carol Duarte, para quem não sabe, é uma atriz brasileira que ganhou destaque ao interpretar Ivana/Ivan na novela "A Força do Querer". Em "La Chimera", Carol é uma brasileira que está morando nesta pequena cidade italiana e que esconde de sua patroa, Flora (Isabella Rossellini), seus dois filhos. Ela e Arthur começam um relacionamento, mas que acaba não indo para frente devido à profissão dele.

 

      O que chama a atenção na trama é que, por mais que o filme seja centrado no personagem de Josh O'Connor, o filme conversa muito com a força das mulheres, seja pela própria Itália, Flora e suas filhas, Spartaco e a comunidade feminina formada por Itália e outras mulheres.

 


    A fotografia do longa é dividida em dois momentos com cenas rodadas por duas câmeras, o que leva mais uma vez à questão da simbologia que envolve a trama. O que é interessante notar é a utilização de uma luz mais natural, o que capta melhor o inverno e dá um ar de naturalidade nas cenas.

    "La Chimera" é um filme interessantíssimo que merece a sua atenção, não apenas pela presença da atriz Carol Duarte, mas pelo trabalho de Alice Rohreacher na direção e no roteiro.

 

Não esqueçam de ir no canal do PapoNoir no Instagram e Tik Tok, para conferir uma entrevista exclusiva com a atriz Carol Duarte.

Nota: 7,5/10.