Opinião: O Ego Gigante das Celebridades de Internet


Hoje vou falar um pouco sobre a arrogância de algumas pessoas da internet.

A internet é uma ferramenta muito boa, e trouxe um bem muito grande para a sociedade, mas como toda ferramenta, pode ser usada para o bem ou para o mal, e até quando usada para o bem ela traz consequências imprevisíveis.

Algumas pessoas conseguiram sucesso e fama na internet do inicio dos anos 2000 pra cá, coisa que surpreendeu muitas pessoas, e com o sucesso, a fama , vieram os fãs , e com os fãs algumas pessoas começaram a realmente acreditar que são algo a mais, que são melhores que os outros, talentosos, grandes gênios da humanidade, acima de criticas e do bem e do mal. Certas pessoas se veem no direito de humilhar os fãs, tratar todo o tipo de critica como hate, e todo o hate como algo não merecido. Como exemplo, vou contar uma fabula completamente fictícia e sem nenhuma relação com a realidade:

Era uma vez um rapaz que eu chamarei de Philip Grandson. Philip começou na internet fazendo videos de opinião bem inflamados, e com o tempo as pessoas passaram a gostar de seu estilo  revoltado e suas opiniões aparentemente sinceras de critica de coisas que os jovens gostavam, o que paradoxalmente acabou atraindo muitos fãs jovens pra ele. Então o tempo passou, ele lançou um livro de sucesso e sumiu, foi fazer outros trabalhos, mas um belo dia resolveu voltar a fazer videos. Mas descobriu que o estilo antigo dele não fazia mais tanto sucesso e ele próprio não era tão relevante quanto antes. Ao mesmo tempo seu irmão, que chamarei aqui de Nutella Boy, tinha começado a fazer videos no mesmo estilo que ele fazia antes, mas criticando coisas mais atuais, e já vinha conseguindo uma fama crescente.

Então Philip pensou "como posso voltar a fazer sucesso? o que vem dando dinheiro hoje em dia?" , e percebeu que o que fazia sucesso eram coisas mais fúteis, como videos de pessoas reagindo a outras coisas, videos mais infantilizados, porque polemica não dava mais dinheiro. Então Philip aposentou de vez seu personagem antigo e resolveu criar outro, um que agradasse o publico infantil. Junto com o irmão ele mudou completamente suas opiniões, seus gostos e se transformou em tudo o que criticava, uma caricatura humana, e é ainda pior, porque Philip não aceita nenhum tipo de critica, até citar seu nome em textos é visto como um ataque hater e pessoal, nada que não seja um elogio é tolerado, e ele e o irmão se cercaram em sua torre de marfim de ilusões, um mundo próprio onde são perfeitos, acima de qualquer critica

O caso completamente fictício de Philip Grandson e seu irmão Nutella são bem tipicos da internet , talvez nem só da internet mas da sociedade. Gente que não aceita criticas, que vê toda critica como um ataque pessoal ou como hate. Gente que ignora o que considera "hate" e só dá ouvidos a opiniões que concordam com ele, só elogios. Isso acaba virando um ciclo vicioso, quanto mais o tempo passa mais a pessoa ignora as criticas e se foca nos elogios, que pioram a arrogância do sujeito. Como alguém pode crescer como ser humano e melhorar se não admite seus erros? como alguém que acha que não tem erros pode melhorar? e eu dei só esse exemplo FICTÍCIO mas gente assim tem de monte na internet, em podcasts aí, em certos blogs de entretenimento levado a serio, em sub celebridades autores de livros aí, gente que não admite os próprios erros e considera qualquer critica como hate é o mais comum.

Abrindo um pouco o leque, a quantidade de gente que se acha perfeito e sem erros na internet, pseudo filósofos de 13 anos, intelectuais da politica que aprenderam em canais de youtube e com filósofos astrólogos da quarta serie, fanáticos por políticos, todos com a arrogância da juventude, todos achando que sabem de tudo, são os donos de todas as respostas, todo o resto do mundo é imbecil comparado a inteligencia e sagacidade deles. Todos construindo o próprio castelo de areia na praia e dizendo que são os reis do mundo, pra 10 minutos depois a onda da realidade chegar e destruir tudo o que ele acha que sabe. Porque mesmo que você saiba bem alguma coisa, sempre existe alguém que sabe mais que você. Sempre existe alguém melhor. Sempre existe alguém que viu o que você não viu. É melhor corrigir seu erro quando alguém te apontar, ao invés de descobrir tarde demais, e acabar potencialmente numa situação em que você não pode controlar.

Como eu já disse em um texto antigo meu, a vida não se importa se você acha que é o escolhido dos deuses, se acha que é melhor que todos, se acha que é o rei do mundo. No fim você é nada, todo mundo é nada. Você é a criança construindo o castelo de areia, pra depois a onda vir e destruir. Ninguém é porra nenhuma. Sua arrogância só te torna patético.

inté