Coluna de Fogo - Ken Follett


Como um fã de fantasias históricas, eu já havia lido os dois livros anteriores do escritor Ken Follett, que também se passam na cidade de Kingsbridge: "Os Pilares da Terra" e "Mundo Sem Fim"; duas obras que já ganharam adaptações televisivas em minisséries.

Ken Follett já é um escritor consagrado, fazendo fama com inúmeros romances policiais que se tornaram best-sellers. Contudo, em 1989, ele lançou "Os Pilares da Terra", sua primeira obra de ficção histórica ambientada na Inglaterra do século XII.

O segundo livro, "Mundo Sem Fim", foi lançado em 2007 e se passa 157 anos depois na mesma cidade do livro anterior. E, em 2017, ele lançou "Coluna de Fogo", que se passa no mesmo universo, avançando mais algumas centenas de anos.

A história dos livros não tem nenhuma relação entre um livro e outro, então você pode lê-los em qualquer ordem. Por isso, neste texto, vou me focar nesse livro e em sua história.

Em "Coluna de Fogo", a história começa em 1558, no reinado da rainha católica Maria Tudor da Inglaterra. O país está dividido entre católicos e protestantes. Henrique VIII e seu filho Eduardo VI foram reis protestantes, mas desde que a rainha Maria assumiu, forçou o reino a se converter ao catolicismo novamente.

É nesse contexto que vive Ned Willard, um rapaz que sonha em se casar com Margaery Fitzgerald, filha do prefeito, que é um católico fervoroso. A família de Ned é de comerciantes e são próximos do protestantismo, por isso o pai da garota é contra o relacionamento. Nisso, Ned acaba indo servir a herdeira do trono inglês e irmã de Maria, Elizabeth Tudor. Mas a vida é uma caixinha de surpresas...

O livro trata de fanatismo, liberdade religiosa, a situação difícil das mulheres na história e de seguir suas convicções, não importa o que os outros digam, algo que eu acredito profundamente.

Ao contrário das outras obras, onde o foco era mesmo na Inglaterra, o livro não fica só no contexto inglês. Aqui nos é mostrada a perseguição aos protestantes franceses, chamados de huguenotes, um pouco da inquisição espanhola e a Holanda/Países Baixos governada pelos espanhóis na época.

A maioria dos personagens não é completamente boazinha nem malfeitora, eles têm suas motivações e você entende como pensam, apesar de isso não impedir você de achar alguns uns belos canalhas.

As personagens femininas (e são muitas) são fortes e fazem o que precisam para sobreviver em um mundo injusto e cheio de coisas irracionais. Elas são inteligentes e superam a maioria dos personagens masculinos em inteligência. Até as que você poderia considerar vilãs têm qualidades e motivações que você pode admirar e até se identificar.

Algo que não gostei foi que, apesar de o foco nas outras partes do mundo ser algo bom, e quem curte história vai se deliciar, em algumas partes, certos personagens acabam ficando tediosos, principalmente se você antipatizar com aqueles de moral duvidosa. Eu acabava não aguentando mais certos franceses ambiciosos demais. Mas as partes da família Willard ou do ex-escravo Ibrima eram sempre muito boas e acabavam muito rápido.

Portanto, se você gosta de história como eu, vai adorar "Coluna de Fogo", bem como dos livros anteriores "Os Pilares da Terra" e "Mundo Sem Fim", que talvez tenham um foco maior nos personagens e menos no mundo, sendo mais imersivos na época em que se passam, talvez por não terem tanta carga religiosa como este tem. Se bem que hoje em dia, falar de conflito religioso e tolerância seja cada vez mais relevante.

Nota: 8,9, não tão bom quanto os outros livros, mas ainda assim um excelente livro, principalmente se você gostar de história tanto quanto eu.