Trilogia dos Espinhos - Mark Lawrence


Trilogia dos Espinhos

Autor: Mark Lawrence


Na primeira vez que ouvi falar de "Prince of Thorns", a minha primeira impressão era que devia ser uma espécie de "Clube da Luta Medieval" - uma história violenta, adulta e repleta de elementos chocantes. Pelo modo como me descreveram, imaginei uma coisa muito triste, séria e que se lê com apreensão.

Não preciso dizer que essa minha primeira impressão estava completamente errada, e em parte isso se deve à minha bagagem literária na época, que não me permitia imaginar a história de maneira mais precisa.

Dark Fantasy é um gênero literário que vem crescendo nos últimos anos, agradando aos leitores que apreciam a fantasia medieval, mas desejam uma abordagem mais adulta do mundo, com violência e temas mais sombrios. Este é um gênero que realmente amo, e acompanho de perto a cena de publicação brasileira.

A história da "Trilogia dos Espinhos" segue a vida de Jorg Ancrath, príncipe de um reino que sobrevive a um atentado contra sua família, no qual testemunha a morte brutal de sua mãe e seu irmão enquanto sofria dentro de um espinheiro. 

Ele se torna líder de um bando de mercenários, os "Irmãos da Estrada", e está disposto a superar qualquer obstáculo para ter sua vingança.

O grupo é composto por pessoas malucas, violentas e homicidas, mas que às vezes conseguem arrancar risos e torcidas, pois as coisas não são tão simples. Ninguém é estritamente bom ou mau; todos têm seus interesses, motivos e circunstâncias, o que, embora não justifique as barbaridades que alguns personagens cometem, pelo menos serve para explicar o que acontece.

Jorg é um personagem dos mais complexos, pois, embora tenha como objetivo máximo a vingança e tente se disfarçar como alguém impiedoso nesse mundo cruel e injusto, ainda carrega um enorme sentimento de culpa pela morte da mãe e do irmão, buscando a aprovação do pai, que é um verdadeiro canalha.

Além disso, ele é um indivíduo extremamente talentoso, com uma inteligência fora do comum, equilibrada pelas adversidades que enfrenta. O leitor fica ansioso para saber como ele vai superar as situações apresentadas ou mesmo se sairá vivo no final.

Em geral, todos os personagens são carismáticos; cada membro do bando de mercenários possui seu próprio histórico e personalidade, e a tradução brasileira fez um excelente trabalho adaptando os nomes e as histórias de cada um.

A violência também é um elemento marcante na história. Desde o início, Jorg deixa claro que fará o que for preciso, sem pudores, para alcançar seus objetivos.

A narrativa da história é apresentada de forma linear e através de flashbacks nos três livros, permitindo que o leitor compreenda gradualmente tudo o que aconteceu. Gosto muito do estilo de Mark Lawrence; sua escrita provoca risos, entusiasmo e até mesmo emoção.

O mundo que ele constrói é rico em detalhes, e após os primeiros plot twists, você anseia por conhecer mais da sua história e mitologia. Certamente, esta é uma das melhores trilogias do gênero e merece ser lida por qualquer pessoa que aprecie fantasia "medieval" ou histórias cheias de reviravoltas.

Recomendo fortemente.