Toxicidade, Assédio e Mudanças No Meio de tecnologia

Resultado de imagem para toxicidade

Minha análise sobre as mudanças no meio do desenvolvimento de software e sobre as recentes noticias sobre o afastamento de Linus Torvalds da chefia do kernel linux.

  A  alguns anos  nós vivemos um momento de mudança, seja isso bom ou ruim, na sociedade, e muito por causa dos movimentos sociais que ganharam importancia e força numa tendencia que vem desde o inicio do seculo passado, e no meio da tecnologia isso talvez tenha demorado pra acontecer, mas é algo que é inevitavel.
   Recentemente a linguagem de programação python teve uma mudança no codigo pra tirar a nomenclatura "master/slave"( mestre e escravo) para "parent/worker" (pai e operario/trabalhador) porque a nomenclatura antiga poderia ser ofensiva pra alguns grupos, principalmente os afro americanos.
 Isso é algo que pode soar banal pra alguem que seja de fora do meio da tecnologia mas é algo inofensivo e positivo principalmente em países como os estados unidos, onde questões raciais e historicas são muito presentes até hoje num país com um historico de escravidão recente, coisa que teoricamente o brasil tambem é, embora no nosso caso a sociedade e os meios de comunicação prefiram ignorar isso na maior parte das vezes.
   É claro que a mudança causou polemica, principalmente entre grupos "anti sjw", que não suportam qualquer tipo de discussão nesse sentido, e isso é algo comum hoje em dia com essa multidão de gente que é contra tudo o que seja mudança na sociedade só por modinha, ou muitas vezes por ódio contra certos grupos.
  Em outro caso controverso nessa semana o criador e desenvolvedor chefe do kernel linux, Linus Torvalds, resolveu se afastar do projeto para segundo ele "aprender empatia" depois de admitir ter um comportamento tóxico e prejudicial nas listas de discussão.
  Linus Torvalds é famoso por suas discussões dentro dos chats internos do projeto, isso era algo bem conhecido e notório, como ele xingava os desenvolvedores e ia bem longe nos niveis de assédio. Alguns desenvolvedores chegaram a sair do projeto por não aguentarem esse comportamento do  Linus, e muitos alegadamente tinham medo de entrar no projeto por não quererem sofrer esse tipo de coisa.
Article intro image

 Mesmo que você seja do grupo de pessoas que acham os justiceiros sociais de internet a pior coisa do mundo, você vai concordar comigo que esse nivel de comportamento anti profissional é terrivel, prejudica muito não só o resultado do trabalho do grupo como a comunidade como um todo no fim.
  A maioria dos usuarios de linux tolera e sempre tolerou esse comportamento do Linus, não só por ele ser o lider do projeto e uma figura querida na comunidade, mas por ser uma excelente pessoa na maioria das vezes, e que realmente se importa com a comunidade, prova disso é o episodio da foto, onde ele mandou um "fuck you" pra a nvidia pelo suporte ruim na epoca dos drivers proprietarios pro linux.
  Mas esse comportamento do linus é reflexo de algo que ficou muito claro nos ultimos anos. O meio nerd/geek/da galerinha da tecnologia é e sempre foi um ambiente complicado, cheio de problemas dos mais variados, e não é só o comportamento tóxico tolerado pela maioria, coisa que é cultural em muitos niveis, mas tambem o machismo institucionalizado . Mudar isso não é só algo necessario, mas é urgente, e é bom que essas coisas comecem a acontecer tambem nesse meio.
 Resultado de imagem para linux is love
  Após o anuncio do Linus Torvalds, os desenvolvedores anunciaram a implantação de um novo "codigo de conduta" pra melhorar o ambiente e tentar combater comportamentos prejudiciais como esse.
  Eu como usuario de linux apoio completamente  essa decisão do linus e espero que ele não se  afaste permanentemente do projeto. A contribuição dele pro mundo da tecnologia, não só com o linux mas com outros projetos como o github, é enorme, e eu tenho certeza que ele ainda tem muito mais a contribuir. E sem xingar o coleguinha , sem morder e sem arranhar. Porque você tem que falar isso pra adultos? Ridiculo.
   O linux não é o unico a ter esse tipo de problemas internos, e eu espero que o python e o linux sejam só os primeiros exemplos de uma grande mudança positiva no meio da tecnologia.
 inté