Jarro de vidro - O Que Ando Fazendo #3

Resultado de imagem para jarro de vidro

Bem vindos a mais um post muito aguardado pelos vários  ̶t̶o̶d̶o̶s̶ ̶o̶s̶ ̶2̶ leitores desse maravilhoso blog. Hoje é mais um post de miscelânea onde vou dar algumas dicas sobre coisas que eu vi esse mês e divagar um pouco.

Depois de um longo inverno sem posts e de varias vicissitudes que incluíram a morte trágica de uma placa mãe, o tempo que levou pra chegar um pc novo e falta de inspiração , eu estou de volta. Antes de passar pra as indicações eu queria falar sobre algumas coisas que são aceitas e até promovidas ativamente na nossa sociedade sem um bom motivo.

Não é segredo pra ninguém e quem me conhece sabe que uma das coisas que eu abomino mais profundamente, algo que vai contra tudo que eu acredito, algo que a simples existência me ofende profundamente e pessoalmente é a astrologia. Uma coleção de conceitos ultrapassados, pseudo científicos e que não mantém coerência nem em si mesmos, mas que ainda mantém hoje em dia um numero crescente de adeptos, por algum motivo misterioso. Mas o que torna isso pior pra mim é a paixão que as pessoas defendem essa merda. Se você criticar parece que você cometeu um crime, uma heresia, aí os fiéis vão vir te xingar e dizer que você é burro porque não entende os conceitos, ou que você está perseguindo uma crença inofensiva, que é definitivamente algo que isso não é.

A astrologia é a irmã bonita e popular do terraplanismo. Enquanto falar que é terraplanista hoje em dia na maioria dos casos ainda é mais ou menos constrangedor, puxar assunto sobre signos é algo legal, algo cool, algo que não rende a pessoa nada de ruim, quando se você for parar pra pensar são coisas equivalentes. Ambos se baseiam em conceitos que datam de milhares de anos e que já foram provados falsos muitos anos atrás, mas as pessoas ainda defendem, porque "sua ciencia não tem todas as respostas", "seu cientificista, você quer impor sua crença na ciencia", "a nasa mente, por isso não acredito neles", entre outras coisas ridiculas e obscurantistas. Partir desse ponto pra ser anti vacina é a coisa mais facil.

E as pessoas levam a serio, discutem com os namorados, brigam com amigos e relevam discussões porque "ele é de touro,ele é assim mesmo", "ele é de aries, deve estar em um momento ruim" as pessoas realmente levam isso em consideração na vida, não é só um hobby inofensivo, é uma ideia inteiramente FALSA, perigosa, obscurantista, que efetivamente prejudica o país e o ser humano. Ela corrói a noção de realidade das pessoas.

Se você acha que a astrologia é inofensiva, que não vale a pena você combater esse tipo de obscurantismo, coloque a mão na consciência. Se você acha ridículo o terraplanismo mas curte pra caralho astrologia, saiba que você é hipócrita. Não é abraçando o irracionalismo que nós vamos evoluir como sociedade, não é adotando crenças de milhares de anos comprovadamente falsas e sem nenhum valor nem base na realidade que nós vamos sair desse atoleiro de irracionalismo e pensamento anti intelectual em que vivemos. Você falar que a astrologia não é pseudo ciência porque não se propõe a "refutar" a ciência não é argumento. É jogar com as palavras, é um sofisma ridículo que só mostra o fanatismo de quem defende essa merda.

Vou deixar aqui o trecho da serie Cosmos onde o Carl Sagan fala sobre a astrologia:


Enfim, dito isso, vamos as recomendações , e a primeira é:

1- Trilogia A Mão Esquerda de Deus - Paul Hoffman

   Imagem relacionada

Uma das minhas séries de livros favoritos , estou relendo atualmente, a historia se passa numa realidade alternativa, onde as coisas não aconteceram como você espera. Nessa realidade existe os redentores, grupo religioso que lembra a igreja católica,  que controla um vasto império e estão em guerra desde tempos imemoriais com os antagonistas, outro grupo religioso e rival. Quem gosta de historia vai gostar , tem muitas referencias a fatos históricos, só que aqui eles estão distorcidos. Você vai conhecendo aos poucos esse mundo junto com o protagonista, Thomas Cale, que é um garoto treinado pelos redentores, e que eventualmente consegue fugir com os amigos de lá. Muito humor negro, muita violência, muitas piadas com fatos históricos e referencias, recomendo. São 3 livros, todos publicados no Brasil.

2 - Lords of Chaos (2018)
                    

Eu sei que eu já recomendei no podcast, mas de qualquer forma, esse é o melhor filme que eu vi esse ano, e apesar das criticas e das liberdades criativas tomadas pelo diretor, ainda assim ele traça um belo panorama do inicio da cena de black metal norueguesa do inicio dos anos 90. As cenas de gore, que não são muitas, são bem feitas, e o filme te passa uma sensação de violência muito foda.  Quem não sabe das anedotas dessa época vai se chocar, vai se emocionar e vai ficar espantado em como aquelas coisas aconteceram mesmo. É um ótimo filme, e se o varg odiou, obviamente é porque o filme é ótimo. Recomendado.

3 - A Caverna de Cristal - Mary Stewart

Resultado de imagem para a caverna de cristal mary stewart

Eu li esse livro faz muitos anos, quando eu tinha uns 12 ou 13 anos, e me marcou muito, demorei anos e anos sem conseguir lembrar ao menos o nome dele ou da autora e só consegui achar esse ano. 

É uma serie de livros na verdade, mais uma adaptação do ciclo arturiano, dessa vez da perspectiva de merlin, mas o que torna essa versão unica é a construção de mundo que a autora faz, são muitos detalhes, e apesar de se basear talvez numa visão mais "tradicional" da lenda talvez, até por ser um livro mais antigo, quem gosta da historia com certeza deve ler. Conta a historia de merlin desde a infância passando pela fase adulta até a conspiração que resulta no nascimento de artur e o que vem depois, até o fim, sempre sob a influencia do deus misterioso do merlin. Não é um mundo tão "baseado em fatos reais" como o do deus de todos nós Bernard Cornwell, mas tem alguns conceitos muito interessantes, que eu nunca mais vi em obra alguma. Recomendado.

Então é isso por hoje pessoal, me desculpem o post longo, eu não planejava fazer um texto no inicio, mas resolvi deixar , de qualquer forma. Posso ter soado meio incoerente, mas foi pela força da raiva. Espero que gostem das indicações, elas vem do fundo do coração. Daqui a alguns dias talvez saia um gameplay de um jogo que vai ser lançado essa semana, da paradox, se eu conseguir aprender como se grava com o obs e se eu conseguir upar pro youtube. 

Emfim, inté