Westworld: Surpreendendo quando ninguém espera nada

 

Chegamos ao quarto episódio da nossa série favorita. Westworld, nos deu um ótimo programa neste domingo dia 17. No capitulo intitulado, Geração Perdida, Jonathan e Lisa, situam o telespectador melhor na trama desta temporada.

Vamos dar logo a grande revelação. Caleb (Aaron Paul), está passando pelo famoso “teste de fidelidade”, não aquele do João Kleber, mas aquele que o MIB, passa ao final da segunda temporada.  Mas ACHTUNG, temos que analisar bem as informações dadas neste episódio.

Tudo que vimos até agora que ocorreu com Caleb e Maeve, realmente ocorreu, na linha temporal de 2064. Após os eventos da guerra, passado os 7 anos, ele casou, teve sua filha, até o momento que se juntou mais uma vez a amiga de luta para deter MIB e Charlores. Mas a vida de Caleb e interrompida naquele exato momento em que o “resgate” chega, A partir daquele momento, o personagem vive um looping de 278 tentativas em 23 anos. Vale apena falar que James Delos, passou por 149 tentativas de “fidelização” que não surtiram efeito e que acabou sendo interrompida com a revolução no park. Com essa informação, temos que pensar que Caleb, é o primeiro a se fidelizar e ser de fato o primeiro híbrido. Mas tudo isso foi possível graças uma informação do primeiro episódio. Nele MIB, toma do cartel o controle da represa onde se encontra os servidores, servidores esses que estão as informações da seção 16. Lá eram realizados os experimentos para torna James Delos imortal. Tudo leva a crer que Dolores enviou esses dados para esse “banco de dado” do cartel e que foi por isso que a Charlores pegou o local para ela. Com essas informações, provavelmente foi possível que fosse realizado com sucesso a “fidelidade” de Caleb.

Com todas essas informações, agora podemos supor a seguinte linha do tempo. O mundo no qual Caleb acorda deve ser por volta do ano de 2087. Agora sabemos que Charlores, Bernard, Stubbs, os insurgentes (já vamos falar deles) e provavelmente Christine e Ted, estão no mesmo ano.

Quando Maeve e Caleb, invadem o park, no ano de 2064, eles encontram nas instalações o protótipo do que vai vir ser a misteriosa antena que aparece no trailer e no poster. Neste ano, Charlores, está realizando testes com sua misteriosa arma de controle. É importante destacar que as ondas sonoras que a torre emite, controla pessoas que têm as moscas dentro de suas cabeças e que essas mesmas ondas, vibram em uma frequência que deixar os anfitriões desorientados. Não é atoa que na cidade, têm várias “mini torres” espalhadas, para o controle da população seja mais abrangente. Em relação a isso, fico pensando em produtos como Alexa e afins dentro das residências atualmente. Cada vez mais, as empresas movimentam seus tentáculos para o controle social. Seja com um aspirador robô, lâmpadas inteligentes e afins, os mecanismos de controle estão a cada dia fazendo parte da nossa vida e nos estudando.

Falando em moscas, o mundo de 2087, é um mundo onde as crianças foram controladas, visto que o processo era mais “dificultoso” em adultos. Interessante disso é observar o nosso próprio mundo. Hoje, as crianças nascem com toda uma tecnologia de dominação e para eles serem adultos mais “submissos” é muito mais fácil. Logo, temos que lembrar que esse “novo mundo”, não é um mundo e hosts, mas de humanos controlados. A antena e seus satélites periféricos, ajudam Charlores a dominar aquele mundo. Mas se “todas” as pessoas foram controladas, como temos o grupo de insurgentes? Segundo uma teoria que eu vi no facebook, provavelmente os insurgentes teriam algum diagnostico de distúrbio mental, assim como o irmão de Serac e o próprio Caleb. Seria o irmão dele o líder real desta resistência? Como ela começou? Vale lembrar que neste último episódio, a amiga de quarto de Christina, fala dos pesadelos. <eu era criança de novo com meus pais, estávamos no piquenique. Mas tinha uma mosca chata que ficava pousando na comida. Nós a espantávamos e mais moscas apareciam. Elas invadiram tudo. Pegaram o meu pai primeiro (...) Depois as mocas vieram para cima de mim e foi a última coisa que eu vi.>

Fica evidente que Maya foi uma criança contaminada pelas moscas desenvolvidas pela Charlores e agora adulta, é controlada e provável seja uma “vigia” de Christina. Ainda sobre Christina, temos que destacar o provável papel que ela tem nesta temporada. Trabalhando na Olympiad Christina, provavelmente decide o destino dos cidadãos daquele mundo controlado por Charlores e sua antena, criando narrativas para essas pessoas. Durante a campanha promocional da série, os produtores apresentaram o seguinte slogan. “We are pleased you serve us”, traduzindo ao pé da letra, obrigado por você nos servir, algo do tipo. De que forma os humanos deste futuro distópico “servem” a Olympiad? É importante saber também, o motivo de mudarem a personalidade de Dolores, mas continuarem com o “corpo” dela. Até porque, acredito que a Dolores original, esteja no prédio da empresa guardado por algum motivo. 


Acredito que o "bum" desta temporada, seja a ligação com a próxima e os testes de fidelidade. Muitas pessoas acham que a grande revelação sobre a Christina ou algo do tipo, mas como eles voltaram com o teste de fidelidade, acredito que deva ser algo em relação a ele e até mesmo a resistência. Lembrando da pergunta mais intrigante da série até agora. Porque trazer o William de volta?  Falando dele, acredito que vamos ter lembranças dele em relação com o seu teste. 


Uma outra possibilidade são uns host estátuas que não sabemos ainda para que servem. Bem essa quarta temporada está muito boa graças informações montadas desde a segunda e terceira temporada. Espero que a a próxima (quinta) seja a última. 

PS: no último episódio, tivemos a localização do novo park revelada. Ele fica em uma provável área que William foi tomando de seus donos no Estado da California. 


Jogando essa localização, achamos o local onde está ocorrendo uma obra no park.



o ponto azul, é onde ocorreu as última cenas do episódio quatro. Essa região é onde se encontra o park. Na parte superior a direita, temos onde os dados estão guardados e onde a fenda vai se abrir.