Westworld: Final de temporada ou final da série?

 


Ontem, dia 14/08/22, tivemos último episódio da quarta temporada de Westworld. E a internet aparentemente não ficou satisfeita com que viu. Adianto logo minha opinião dizendo que “não é o final queremos, mas o final que precisamos”. Vou partir da especulação para escrever esse texto.

Se eu falar que eu amei o final ontem, estaria mentindo para mim e para vocês. Eu não gostei, porque acho que ainda não tive perguntas respondidas. A maior pergunta é o teste de fidelidade do William, na cena pós-créditos da segunda temporada. Essa era a minha maior expectativa desde que foi ao ar essa cena. Mas a série não tem que responder as minhas expectativas, mas sim, contar a história.

Mas não posso negar, que acho que o “final” foi não apenas digno mais estratégico para show. Jonathan e Lisa, entregaram um final, que não necessariamente seja um final para a série, mas que serve também para fechar o circulo iniciando na primeira temporada. É o que tudo mundo queria, caso seja um final definitivo? Eu acredito que não, mas é melhor acabar assim, que com um final em aberto e com muita expectativa.

A fusão da Discovery com o grupo Warner, pode ser um motivo para o final que tivemos. Com essa união entre as empresas e os novos cortes de orçamento, mais a não confirmação de renovação, tenha contribuído talvez para que Nolan e Joy, tenham se adiantando e decidido ir por esse caminho. É uma análise fria, mas talvez esse tenha sido o melhor caminho para série como um todo.

Temos que deixar uma coisa aqui bem clara. Não podemos confundir o “final” de Westworld com o final de Game Of Thrones. Em GOT, os fãs tinham uma expectativa que não condizia com os rumos da série e além disso, a série chegou onde tinha que chegar sem o medo do cancelamento, além do show, ser o carro chefe do canal. Westworld, é um caso totalmente diferente. Por não ser o caso chefe, passou pela fusão com provável ameaça de cancelamento, é uma série cara, que se paga, não é um sucesso como GOT.

Devido todos esses argumentos, possíveis boatos de bastidores, a atitude de Lisa e Jonathan seja a mais sensata para a série e para os fãs. Temos que lembrar, que isso é uma opinião particular minha devido o modo de como acabou a temporada de ontem. Como se tudo tivesse se revolvido e sem cena pós-créditos, sem deixar gachos para uma próxima temporada.

Vou finalizar o texto como um fã maluco. Quem sabe, tudo foi assim para começar o FUTUREWorld.