Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim, O Último Azul, novo filme de Gabriel Mascaro (Boi Neon, Divino Amor), acaba de ganhar seu trailer oficial. A produção, que já soma passagens por mais de 40 festivais internacionais, estreia nos cinemas brasileiros no dia 28 de agosto, com distribuição da Vitrine Filmes.
No centro da trama está Tereza, interpretada por Denise Weinberg, uma mulher de 77 anos que decide realizar um último desejo antes de ser enviada compulsoriamente a uma colônia de idosos na Amazônia. A jornada, ambientada em um Brasil quase distópico, mistura realismo mágico e crítica social em uma travessia pelos rios da região. No elenco, nomes como Rodrigo Santoro, Adanilo e a atriz cubana Miriam Socarrás reforçam o peso dramático do projeto.
O trailer apresenta elementos únicos do universo criado por Mascaro, como o “catavelho” — transporte responsável por capturar idosos fugitivos — e o enigmático caracol da baba azul, figura simbólica que permeia a narrativa.
Com estreia mundial aclamada em fevereiro deste ano na Berlinale, o longa recebeu três prêmios no festival: o Urso de Prata – Grande Prêmio do Júri, o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost.
Além disso, O Último Azul tem acumulado reconhecimentos importantes: no Festival de Guadalajara, no México, venceu como Melhor Filme Ibero-Americano de Ficção e Melhor Interpretação para Denise Weinberg. O filme também foi exibido em eventos como o Sydney Film Festival (Austrália), Cartagena (Colômbia), BAFICI (Argentina), Istambul (Turquia), IndieLisboa (Portugal), e já tem passagens confirmadas por festivais em mais de dez países.
A estreia nacional será precedida por uma sessão de gala: o filme foi anunciado como longa de abertura da 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre 13 e 23 de agosto, no Palácio dos Festivais, no Rio Grande do Sul.
Produzido por Rachel Daisy Ellis, em parceria com a Cinevinay (México), o longa tem coprodução da Globo Filmes (Brasil), Quijote Films (Chile) e Viking Film (Holanda). A produção também conta com Sandino Saravia Vinay, coprodutor de Roma, de Alfonso Cuarón.