Westworld: Oferenda para o Diabo






Sem sobra de dúvidas, Lisa Joy (produtora da série), conseguiu dirigir até agora um dos melhores episódios da segunda temporada de Westworld. Focado basicamente no William/MIB o capítulo desta semana mostrou que o Diabo mora nos detalhes e que é nos detalhes que devemos prestar a devida atenção. Então peguem a oferenda, se quiserem enganar o Diabo porque vai começar mais uma TEORIA.


O episódio, começa com James Delos em um local desconhecido escutando Rolling Stones (Play With Fire). Tudo indica que essa é a rotina dele neste local. Ocorre que este "local" desconhecido não é tão desconhecido assim, quando se acessa o site da Delos( https://www.delosdestinations.com/) . Quando se escolhe a opção INVESTOR, abre outra pagina e nela temos uma mensagem sobre James Delos e o objetivo da empresa. No canto superior a direita, vemos uma opção de login. A senha de acesso é XOMAGACH. Nela temos o cenário que é onde o James Delos se encontra neste inicio de episódio.




Depois da breve apresentação da rotina de James, William chega ao local misterioso. Ele explica para seu sogro, que em breve ele poderá sair e que a fase de observação está terminado e explica que a última parte é uma entrevista. Ocorre que a entrevista já está acontecendo e Delos fica surpreso quando William mostra uma papel para ele. 

Bem, vamos voltar um pouco no tempo para poder definir uma linha de raciocínio logica. 

Todos os eventos serão narrados a partir da linha cronológica. Que fique claro que eu imagino que seja  a ordem dos acontecimentos. 

A Starups Argo Initiative faz uma demostração para Logan do que é Westworld. Tudo da entender que enquanto as outras empresas então focando em um mundo virtual, Argo está investindo em algo mais TANGÍVEL.  Após a apresentação, tudo da entender que Logan decide que o Grupo Delos, vai investir seu dinheiro na Argo Initiative


Na primeira temporada, quando William e Logan chegam ao Park, tudo da a entender que é a primeira vez que William está indo para Westworld e que Logan já esteve ali várias vezes. no terceiro episódio, Logan diz para William, que a Grupo Delos precisa ampliar a participação deles no Park. William repete a mesma coisa no último episódio da primeira temporada. E classifica o Park como algo do FUTURO.

Voltando para segunda temporada, no segundo episódio, James Delos é apresentando. William apresenta o Park para seu sogro e tenta convence-lo a continuar a investir no Park, visto que ele não está indo bem financeiramente logo eles poderiam usar isso como vantagem. Pelo que James Delos diz para William, Logan investiu no Park, mas como o mesmo não está dando lucro, ele não consegue ver motivos para continuar gastando seu dinheiro ali.  William diz que ali é o FUTURO, e pela primeira vez ele oferece a oferende para enganar o diabo.



Tudo me leva a acreditar que Ford colocou a Dolores no Caminho do William quando ele esteve no Park, para buscar mais apoio do Grupo Delos (Ford deve ter percebido que não iria adiantar conseguir isso do Logan). E pelo visto ele conseguiu, visto que William apesar de perceber que aquilo tudo era um jogo, voltou várias vezes como ele mesmo disse para viver aventuras com Dolores, ocorre que essas aventuras foram perdendo a grança e ele foi atras de um novo jogo. 


Passado um tempo, William organiza uma festa para a aposentadoria de James Delos, Tudo da a atender que talvez meses ou uns anos atrás, Delos tenha ficado doente e que ele havia concordado que William assumiria o controle da empresa, um acordo entre eles enquanto William prepara alguma  coisa para ajuda seu sogro. Ocorre que James tem presa que William resolva este problema. 
Segunda vez que William dá a oferenda para enganar o Diabo. É a segunda vez que ele oferece a oferenda ao "Diabo" porque ele deve ter conseguindo persuadir Delos a aceitar sair da direção do Gupo para que William com a tecnologia do Park conseguisse a a vida eterna para ele através de um corpo um corpo de anfitrião.



Então voltamos ao quarto episódio da segunda temporada. James Delos está no local misterioso, ele está escutando Do The Strand do grupo Roxy Music. Sua rotina é mostrada mais uma vez. Antes dele receber a visita do William, Jim se olha no espelho e ele percebe que seu olho se comporta de modo estranho. Para o telespectador é a primeira dica que Delos tem sua consciência em um anfitrião do Park. 


Temos a confirmação de que James Delos é de fato um anfitrião, quando descobrimos o teor do envelope que William entrega para ele. No envelope, contem as frases que Jim vai falar para William. Durante a conversa confirmando assim a ideia que ele está doente e que não se recuperou desta doença. O mais interessante nisso é: Onde está o James Delos original? O mesmo ainda é mantido em estado de coma? ou estão mantendo apenas o cérebro dele em funcionamento para realizar o transplante de consciência para o corpo de Robô?





Eu não acredito que os interesses dos administradores do Park, seja apenas conseguir uma "vida eterna" para James Delos, (Só se eles usaram Delos como cobaia para eles usarem desta técnica no futuro) visto que William, nos episódios anteriores, focou muito na questão do Park ser o local onde as pessoas poderiam pecar sem serem percebidas. Mas Ocorre que no segundo episódio James Delos, diz que apenas se importa com a realidade. William rebate dizendo que em 20 anos aquela será a única realidade que vai importar. E é neste momento que surge a dúvida cruel. Os interesses são substituir humanos por robôs ou  algo além disso? Só os próximos episódios vão trazer estas respostas. 



Sobre James Delos, acredito que ele assim como Logan, ainda vão dar as caras nos episódios. visto o trailer da segunda temporada


 James Delos e Longan

Logan da Primeira temporada nu Agora na Segunda 


Em relação ao titulo do episódio "Enigma da Esfinge" Caso o título esteja fazendo alusão ao famoso desafio da Esfinge, onde la pergunta: Que criatura pela manhã tem quatro pés, a tarde tem dois e a noite tem três? e a resposta é Os Humanos. Tal desafio, lembra-nos que no final todos morremos e que tal fato é a ordem natural das coisas. 


Westworld \W/, todo domingo às 22:00 na HBO e na HBO GO ou no Torrent boladão próximo de vocês.