Ubuntu Mate 18.04 - Analise e Minhas Impressões

                   Resultado de imagem para ubuntu mate 18.04

Recém lançado, o ubuntu 18.04 lts chega com software atualizado. Aqui vai minhas impressões do sistema na versão Mate e uma analise geral pra quem quer testar e não sabe o que esperar. Fui testar a nova versão do ubuntu e olha no que deu!!(morri?)

Eu nunca fui um fãzaço de carteirinha do ubuntu. Tive minhas experiencias com o ubuntu antes da chegada do unity em 2011 e depois larguei mão, porque nunca gostei realmente do unity, fui pra outras distribuiçoes. Volta e meia eu voltava pra alguma distro baseada ou remaster do ubuntu, como o linux mint ou o voyager os, mas sempre em ambientes gráficos mais tradicionais ou mais simples, como o xfce ou o mate, ambientes que sempre foram meus favoritos. 

Essa semana eu tinha que reinstalar o sistema, como costumo fazer de tempo em tempo quando alguma nova versão de alguma distro que eu ache interessante é lançada, então resolvi testar a nova versão do ubuntu com o ambiente mate, que vem recebendo muitos elogios na comunidade, e rapaz , como me surpreendi...


O que encontrei foi um sistema que surpreende pela estabilidade, beleza e facilidade de uso. Não é um kde ou gnome em questão de efeitos visuais, mas justamente por isso é muito leve comparado a esses ambientes. Essa versão tem um só menu na barra superior, ao invés dos tradicionais três menus que tinha desde o gnome 2, do qual o mate é o sucessor.

O ubuntu mate conta com a seleção comum de aplicativos, como firefox, libreoffice, vlc media player, alem dos aplicativos da suite do mate, como o gerenciador de arquivos caja, o editor simples de texto pluma e uma calculadora simples, e muitos mais podem ser instalados facilmente, nessa versão pela boutique de aplicativos ao invés do ubuntu software center


A steam, spotify e outros aplicativos podem ser facilmente instalados por aí, alem de muitos outros programas.

Essa versão do mate, a 1.20.1 é resultado de anos de trabalho e polimento, os caras migraram o ambiente completamente do antigo gtk 2.24 pro 3.22, alem de muitas pequenas melhorias e correções de bugs.

Eu geralmente nunca gostei de indicar o ubuntu pra iniciantes, porque a versão principal com unity tinha uns bugs chatos e algumas outras coisas que irritavam, alem de na minha opinião o unity já vinha estagnado faz anos. Agora que o unity morreu  ̶a̶n̶t̶e̶s̶ ̶e̶l̶e̶ ̶d̶o̶ ̶q̶u̶e̶ ̶e̶u̶ acho que isso não importa mais, do ubuntu principal com gnome eu não posso falar, mas pelo que eu tenho experienciado com o ubuntu mate, essa versão sim vale a pena um iniciante testar, porque evoluiu impressionantemente bem. E alem de tudo essa é uma daquelas versões lts, ou long time support, ou seja, vai ter suporte por muitos anos ainda, então se você tinha medo de testar taí um bom motivo.

Enfim, é uma versão nova, deixa todo mundo empolgado, eu inclusive, mas no fim o que vale é o seu gosto e a sua opinião. Se achou interessante então teste, veja por si mesmo. Vou deixar o link pro download da imagem do sistema. Eu sei que se você é um iniciante ou mesmo nunca instalou, pode ser intimidador , mas vale a pena testar, nem que seja pela diversão, ou experiencia diferente.

Tenho que dizer que essa é a versão mais bonita e bem polida do mate que eu já usei , e vai ser minha distro principal pelos próximos meses.

Enfim, acho que é isso pessoal, até a próxima. Se você gosta de linux ou bebe mate todo dia comente aí.

Inté

                                                BAIXE AQUI