Radiação de Smartfones e Porque Você Deveria Se importar

Resultado de imagem para radiação smartphones

  Com a popularização dos celulares inteligentes, celulares que são mini computadores e que hoje em dia a maior parte das pessoas tem vem um detalhe que muitos não se importam: quanta radiação meu celular emite? tem perigo? não tem perigo? vamos descobrir.

 Bom, é importante ressaltar, antes de tudo, que não há um consenso entre a comunidade cientifica sobre a radiação eletromagnética dos celulares causar doenças, câncer ou outro tipo de prejuízo a saudê dos seres humanos, pelo menos no nível que eles emitem atualmente. Muitas agencias internacionais de saudê, como a Agencia Internacional de Pesquisa de Cãncer (linkei um pdf do site oficial deles falando sobre isso) classificam a radiação de celulares como possivelmente carcinogênica, mas a Sociedade Americana de Cãncer já não dá uma certeza absoluta sobre o fato.

   Por via das duvidas mesmo que não se tenha uma certeza absoluta, é melhor prevenir do que remediar, né? Então aqui vão algumas dicas sobre como ficar mais seguro e ter hábitos saudáveis com seu smartfone:

- Prefira atender ligações com fones de ouvido, até mesmo aqueles baratinhos que vem junto com o celular, ou use o viva voz. Isso é bom porque você não tem que manter o telefone perto da cabeça, principalmente se você faz ligações com frequência. whatsapp/telegram/texto em geral também é bom.

-Nunca durma com o celular debaixo do travesseiro, pelo mesmo motivo, manter aquilo perto da sua cabeça por horas não é bem uma boa ideia, alem do risco do negocio superaquecer.

-Tenha um celular que emita um nível mais baixo de radiação.

 "Mas zé, como eu sei que meu celular emite pouca ou muita radiação?" Algumas organizações internacionais medem anualmente os celulares das marcas principais e classificam o chamado SAR(Specific Absorvation Rate) de cada um, com listas atualizadas periodicamente. Faz uns meses foi divulgada uma lista,feita por uma organização alemã, com os piores modelos:

Radiacao
 
   Como vocês podem ver, os modelos chineses são os piores(quem iria imaginar, não é mesmo?) mas nem apple e sony escaparam da lista. Se seu celular não está na lista, parabéns. Agora não se esqueça, mesmo que seu celular não esteja entre os piores ele ainda emite radiação, então tenha bons hábitos de uso, melhor pagar por um fone de ouvido agora que a quimioterapia depois.

  inté